Professor apresenta pesquisa em ConferA?ncia Mundial de Sistemas de InformaA�A?o e Tecnologias

AndrA�-fabiano-1024x768OA�professor AndrA� Fabiano de Moraes, do Instituto Federal Catarinense (IFC) a��A�CampusA�CamboriA?, apresentou o trabalho a�?Interoperabilidade de Sistemas e Monitoramento para alertas da Bacia do Rio ItajaA�a�?, na 4A? ConferA?ncia Mundial de Sistemas de InformaA�A?o e Tecnologias, realizada em Recife (PE) entre os dias 22 e 24 de marA�o. Desenvolvida pelos acadA?micos do curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet, Luis Augusto Silva e Francielli Mariane Fiori Vieira, sob orientaA�A?o do docente, a pesquisa teve como objetivo o desenvolvimento de um portal de informaA�A�es de acesso pA?blico para monitoramento e alerta dos nA�veis dos rios da bacia do ItajaA�.

De acordo com AndrA� Fabiano, o portal facilita o acesso aos dados coletados de estaA�A�es telemA�tricas, pois reA?ne as informaA�A�es de sistemas jA? existentes e consolidados, disponibilizados principalmente pela defesa civil de cada municA�pio e agA?ncias reguladoras. a�?O trabalho A� fruto do projeto de pesquisa doA�campus, abordando o uso emergente de tecnologias atravA�s da a�?internet das coisasa�?, destacou o professor.

Sobre a ConferA?ncia
O evento A� realizado pela AssociaA�A?o IbA�rica de Sistemas e Tecnologias de InformaA�A?o (AISTI) e busca a promoA�A?o e a divulgaA�A?o do domA�nio de Sistemas e Tecnologias de InformaA�A?o no espaA�oA�IbA�rico, dinamizando a ligaA�A?o entre a academia, a investigaA�A?o, as empresas e a sociedade.

writing coach, clomid online. Confira mais informaA�A�es em:A�http://www.aisti.eu/worldcist16/

Veja todas fotosA�aqui.

Texto: CECOM/CamboriA?

Docente do Campus CamboriA? participa da BRASCON

O professor Luiz Felipe Ungericht, do IFC -A�Campus CamboriA?, em afastamento para doutorado pleno nos Estados Unidos, participou, nos dias 12 e 13 de marA�o, como membro da equipe organizadora, da primeira BRASCON – Brazilian Graduate Students Conference -, na Universidade de Harvard. O evento contou com mais de 150 estudantes brasileiros, a maioria em nA�vel deA�doutorado, e teve a presenA�a de ilustres palestrantes como Miguel Nicolelis, Marcelo Gleiser, a embaixadora do Brazil em Boston, GlivA?nia Oliveira, entre outros. No evento, o docente do IFC tambA�m teve seu trabalho aceito para a seA�A?o de posters e publicou sua pesquisa intitulada a�?Sea Level Rise and Impact Evaluationa�?.

film criticism, dapoxetine without prescription. Texto: CECOM/Reitoria.

Servidora tA�cnica-administrativa de Rio do Sul defende tese de doutorado

A servidoraA�Katia Regina Koerich Fronza, do Campus personal statement for college, purchase lioresal. Rio do Sul, defendeu, em 18 de marA�o de 2016, a tese intitulada “RepercussA�es sociais decorrentes do avanA�o cientA�fico e tecnolA?gico: manifestaA�A�es curriculares resultantes da intervenA�A?o docente” na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).A�A banca avaliadora foi constituA�da pelos professores doutores Frederico Firmo de Souza Cruz (UFSC), FA?bio Peres GonA�alves (UFSC), Roberta Pasquali (IFSC), Marilane Maria W. Paim (IFC- Campus Blumenau) e Francisco MontA?rio Sobral (IFRJ).A�A pesquisa de doutorado apresentou um estudo voltado para EducaA�A?o CientA�fica e TecnolA?gica, com foco nas repercussA�es sociais do avanA�o da ciA?ncia e da tecnologia nos currA�culos dos cursos superiores do Campus Rio do Sul.

Texto: CECOM/Reitoria

Professores e alunos do Campus AvanA�ado Sombrio lanA�am livro

livro1
Organizadores do livro.

Estudantes e professores do Instituto Federal Catarinense (IFC) -A�Campus AvanA�ado Sombrio realizaram, no dia 29 de fevereiro, o lanA�amento do livro a�?Tecnologias e Redes de Computadores: estudos aplicadosa�?. O livro A� composto por artigos cientA�ficos desenvolvidos pelos alunos no decorrer do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores, em parceria com os professores da InstituiA�A?o. Na oportunidade, que contou tambA�m com a recepA�A?o da turma 2016 do CST de Redes de Computadores, os egressos puderam apresentar seus artigos publicados no livro, demonstrando as pesquisas realizadas e motivando os calouros do curso.

O livro nasceu da necessidade de socializar o conhecimento produzido pelos estudantes e docentes do CST de Redes de Computadores do Campus Sombrio, do Instituto Federal Catarinense. Ao longo do curso, os alunos desenvolvem, em parceria com seus orientadores, estudos de grande densidade, procurando aplicar a tecnologia aprendida em sala de aula em situaA�A�es reais, da vida cotidiana. Assim, a sociedade passa a contar agora com uma fonte de conhecimento na A?rea de tecnologia e redes de computadores, podendo consultar os estudos desenvolvidos no A?mbito do curso.
Esta primeira ediA�A?o do livro foi organizada pelo professor Doutor Vanderlei Freitas Junior, em parceria com os colegas mestres Thales do Nascimento da Silva, Gerson Luis da Luz e Lucyene Lopes da Silva Todesco Nunes.

O livro pode ser baixado gratuitamente no endereA�o: http://redes.sombrio.ifc.edu.br/livros/. Uma nova ediA�A?o estA? sendo preparada para lanA�amento no inA�cio do prA?ximo ano. livro2

* Texto e fotos: DivulgaA�A?o.

homework folders, zithromax online.

Servidor palestra em evento sobre SeguranA�a do Trabalho

how to write a good essay, purchase lioresal. igorNo dia 18/02, o tA�cnico de seguranA�a do trabalho do IFC -A�Campus CamboriA?, Igor Moraes Chaves, ministrou a palestra sobre a�?O papel do tA�cnico de seguranA�a do trabalho na ConstruA�A?o Civil e a TerceirizaA�A?oa�?, durante o Primeiro Encontro dos TA�cnicos de SeguranA�a do Trabalho, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores na IndA?stria da ConstruA�A?o Civil e do MobiliA?rio de BalneA?rio CamboriA?, CamboriA? e Itapema (SITICOM). O encontro contou comA�a presenA�a de tA�cnicos de seguranA�a do trabalho da regiA?o, advogados, engenheiros e empresA?rios do setor.

De acordo com Igor, o evento teve como objetivo principal fomentar a cultura prevencionista na indA?stria da construA�A?o civil. Na ocasiA?o, o professor do TA�cnico de SeguranA�a do Trabalho, Bruno Aita, apresentou tambA�m o curso para a comunidade.

*Texto: CECOM/CamboriA?.

**Foto: DivulgaA�A?o/Igor Moraes Chaves.

Servidores conquistam tA�tulo de melhor artigo em evento

JA�ssica-e-MA?rcioOs servidores do Instituto Federal Catarinense (IFC)A�CampusA�CamboriA?, JA�ssica Motta e MA?rcio Aparecido LA?cio, conquistaram o tA�tulo de melhor artigo, na categoria a�?OrganizaA�A?o industrial e EstratA�giaa�?, durante o 1A? SimpA?sio de PA?s-graduaA�A?o e Pesquisa em AdministraA�A?o (SimPPA), realizado na Universidade Estadual de MaringA? (UEM), nos dias 19 e 20 de novembro.

O artigo a�?Comparativo das vantagens competitivas dosA�clustersA�de revestimento cerA?mico de CriciA?ma com o de Foshan, na Chinaa�? buscou identificar quais sA?o as estratA�gias competitivas que diferem oA�ClusterA�de cerA?mica brasileiro, da regiA?o de CriciA?ma/SC, com oA�clusterA�chinA?s, de Foshan. De acordo com os autores, os resultados encontrados foram que as maiores diferenA�as entre osA�clustersA� personal statement law school, lioresal reviews. estA?o em suas estratA�gias, onde CriciA?ma busca a diferenciaA�A?o peloA�designA�e qualidade, jA? Fushon tem como vantagem o custo baixo de produA�A?o e o grande parque fabril. a�?Outra diferenA�a estA? na estrutura de poder dosA�clustersA�com Foshan tendo uma forte intervenA�A?o do Estado e o de CriciA?ma liderado pelas trA?s maiores empresas doclustera�?, destacaram JA�ssica e MA?rcio.

Os servidores sA?o alunos do mestrado em AdministraA�A?o, da Universidade Regional de Blumenau (FURB), ofertado em parceria com o Instituto Federal Catarinense.

* Texto e foto: CECOM/CamboriA?.

Professor do IFC realiza seminA?rios no Reino Unido

Seminario-JuniorO professor do Campus AvanA�ado Sombrio Vanderlei Freitas JA?nior realizou em novembro de 2015 a apresentaA�A?o de seminA?rios em universidades do Reino Unido. A atividade acadA?mica e profissional, intitulada a�?Ontologia para representaA�A?o de texto no contexto de indicadores de desempenhoa�?, contou com a participaA�A?o de 50 pessoas, entre professores, pesquisadores e estudantes de doutorado de duas universidades do Reino Unido: Aston University (Birmingham) e Open University (Milton Keynes).

Segundo JA?nior, a realizaA�A?o de seminA?rio para os pesquisadores do Reino Unido A� visto como uma atividade importante para o fomento da pesquisa entre as instituiA�A�es britA?nicas. a�?Esta valorizaA�A?o se dA? em razA?o da oportunidade de compartilhar o conhecimento de forma dinA?mica, atravA�s do debate proporcionado pelo seminA?rioa�?, revela.

A experiA?ncia adquirida pelo docente se refletirA? em trabalhos futuros de ensino, pesquisa e extensA?o. a�?Os contatos realizados no exterior produzem uma infinidade de possibilidades de pesquisa, inclusive a partir do intercA?mbio de estudantes e docentes. Diversos encaminhamentos para pesquisas futuras foram realizados com pesquisadores do Reino Unido e de paA�ses como China, JapA?o, Espanha, FranA�a, Holanda e alguns brasileirosa�? ressalta o professor.

Para JA?nior a presenA�a de um professor do IFC em um ambiente acadA?mico produtivo traz visibilidade para o Instituto, uma vez que desperta o interesse daqueles pesquisadores e das instituiA�A�es em conhecer o modelo dos IFs, bem como o trabalho desenvolvido pelos pesquisadores brasileiros nas universidades estrangeiras.

MAIS

Os seminA?rios foram resultados do trabalho desenvolvido por conta da visita do professor do IFC ao Reino Unido, durante os meses de junho e dezembro de 2015, quando esteve vinculado A� Aston University realizando parte de seu doutorado. O pesquisador A� professor do IFC Campus AvanA�ado Sombrio e concluiu o doutorado em Engenharia do Conhecimento junto A� Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) este mA?s (fev/2016).

tese-Junior

*InformaA�A�es e fotos: DivulgaA�A?o.

delta airlines seating assignment, order dapoxetine.

Professora de SA?o Francisco do Sul participa de eventos

movie rating, buy zithromax.

evento-SFSA professora, do Campus SA?o Francisco do Sul, Andreia Luciana da Rosa Scharmach participou, no dia 01 de dezembro, do XII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a DistA?ncia (ESUD) e do I Congresso Internacional de Ensino Superior a DistA?ncia (CIESUD), que ocorrreram na cidade deA�Salvador (BA). Na ocasiA?o, a professora apresentou dois artigos, o primeiro intitulado “Blended-Learning Aplicado ao Turismo PedagA?gico: Um Estudo de Caso”, de autoria da aluna, do Curso Superior de Tecnologia em LogA�stica, Hana Eliza da Silva SimA�es e dos professores Andreia L. R. Scharmach, Susana N. T. PiA�ol e Icaro Bittencourt.

Este artigo, desenvolvido a partir de projetos de Pesquisa e ExtensA?o, permitiu o desenvolvimento de pesquisa, a possibilidade de prA?tica de extensA?o e ainda a aplicaA�A?o de estudos e coleta de dados no ensino, concretizando a indissociabilidade da pesquisa, da extensA?o e do ensino atravA�s da relaA�A?o da comunidade acadA?mica com o Museu Nacional do Mar/EmbarcaA�A�es Brasileiras.

O segundo artigo, a�?PercepA�A�es Docentes sobre o Uso das TICs no Processo de Ensino Aprendizagema�?, de autoria da aluna Larissa V. B. Oliveira, do Curso Superior de Tecnologia em LogA�stica, e das professoras Andreia L. R. Scharmach eA�Susana N. T. PiA�ol, elaborado a partir de Projeto de Pesquisa, demonstra em seus resultados a importA?ncia da utilizaA�A?o das Tecnologias de InformaA�A?o e ComunicaA�A?o (TICs) no processo ensino-aprendizagem para alunos do ensino mA�dio, apontando quais as TICs utilizadas atualmente, bem como as dificuldades de aplicaA�A?o em um contexto que evidencia as percepA�A�es de seu uso pelos docentes mediante uma geraA�A?o de alunos que dominam a tecnologia e fazem dela sua rotina.

*Texto e imagem: DivulgaA�A?o.

Servidoras lanA�am livro na UFSC

evento-riosul1As servidoras do Campus effective cover letter, buy zithromax online. Rio do Sul e doutorandas FA?tima Peres Zago de Oliveira, Paula Civiero e Katia Regina Koerich Fronza realizaram, na noite do dia 19 de novembro, no Programa de PA?s-GraduaA�A?o em EducaA�A?o CientA�fica e TecnolA?gica (PPGECT), na Universidade Federal da Santa Catarina (UFSC), o lanA�amento do livro (Com)Textos – ReflexA?o e aA�A?o no fazer pedagA?gico da EducaA�A?o CientA�fica e TecnolA?gica. O trabalho contou com a organizaA�A?o das trA?s servidoras do IFC, como tambA�m da doutoranda Simone Leal Schwertl.

Membros do NA?cleo de Estudos e Pesquisas em EducaA�A?o TecnolA?gica (NEPET), as doutorandas explicamA�que a obra aborda temA?ticas controversas relacionadas ao conhecimento contemporA?neo de CiA?ncia e Tecnologia. De acordo com os professores doutores Frederico Firmo de Souza Cruz e JosA� AndrA� Peres Angotti, no prefA?cio da obra, “O livro brinda vA?rios aspectos que podem, sem dA?vida, contribuir com a sala de aula e apresenta outros aspectos educativos, para uma imagem pA?blica da ciA?ncia mais instigante, mais contextualizada e mais crA�tica.”

evento-riosul2

* InformaA�A�es e fotos: DivulgaA�A?o.

 

Servidor participa do III Open World Cup Taekwon-do ITF 2015

taekwondo (1)Entre os dia 19 eA� 22 de novembro, o professor do Campus CamboriA? Alexandre Vanzuita participou do III Open World Cup Taekwon do International Taekwon-do Federation (ITF) 2015, que ocorreu no Rio do Janeiro. Alexandre A� faixa preta 4A� Dan (Instrutor Internacional da ITF) e competiu nas categorias de lutas (individual e equipe) e tulls (formas), conquistando, assim, as medalhas de ouro na luta individual e em equipe (SeleA�A?o Brasileira), e medalha de prata em tulls.

Estavam presentes diversos paA�ses (Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Irlanda, Espanha, CanadA?) alA�m do Brasil, que conquistou o segundo lugar em nA?mero de medalhas na competiA�A?o. A IV Copa do Mundo serA? no CanadA? em 2017. A prA?xima competiA�A?o de nA�vel internacional serA? na Inglaterra em 2016 (ITF World Championship 2016).

Fruto da sua paixA?o pelo taekwon-do, Vanzuita desenvolve no IFC -A�Campus write assignment, acquire zithromax. CamboriA? o projeto de ExtensA?o a�?Taekwon-do no IFC Campus CamboriA?: uma abordagem inclusivaa�?, destinado A� comunidade interna e externa. Esse projeto visa promover a prA?tica do taekwon-do no contexto escolar por meio de atividades contextualizadas como fundamento para as aprendizagens desta arte marcial.

taekwondo (2)

* Texto e fotos: DivulgaA�A?o.