Durante quatro meses, servidores de diferentes campi e da reitoria do IFC participaram do curso de qualificação profissional de noções introdutórias em audiodescrição, coordenado pelo Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia e Inclusão, localizado no IFC Campus Camboriú, com o apoio da Coordenação Institucional do Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne). As atividades foram ministradas pelas servidoras Luana Tillmann, professora de Atendimento Educacional Especializado, e Mara Rubian Matteussi Garcia Kortelt, tradutora intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Encerramento do curso foi realizado presencialmente no Centro de Formação, nos dias 26 e 27 de setembro. Na oportunidade, os servidores se encontraram para a última aula, apresentação da 1ª Mostra do Curso de Qualificação Profissional Noções Introdutórias em Audiodescrição – 2022, composta por trabalhos realizados pelos cursistas, além de uma visita guiada para conhecer as atividades desenvolvidas no Programa Cão-Guia e as instalações do centro de formação.
Juntamente com a turma do curso de qualificação profissional de treinador e instrutor de cães-guia, os servidores receberam Rodrigo Abreu de Freitas Machado, diretor do departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD), para a palestra “Audiodescrição como recurso de acessibilidade comunicacional”. O encontro foi realizado no auditório, na noite de 26 de setembro, e contou também com a presença de professores, da coordenadora do Centro, Sany Regina Sardá Justi e da diretora-geral do Campus Camboriú, Sirlei de Fátima Albino.
Texto, fotos e audiodescrição: Cecom/Reitoria/Rosiane Magalhães
Consultoria da audiodescrição: Luana Tillmann