Membros do Colégio de Dirigentes (Codir), diretores de Administração e Planejamento (DAPs) e de Ensino (DDEs), juntamente a outros servidores convocados, participaram da reunião do Codir Ampliado, no IFC Camboriú, nos dias 29 e 30 de outubro.
O primeiro dia da reunião foi marcado pelas apresentações de dois convidados: Gustavo Moraes, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e Marco Antônio Maciel Pereira, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).
Gustavo explicou sobre a Plataforma Nilo Peçanha (PNP), construída colaborativamente entre servidores dos Institutos Federais. Atualmente lotado na Setec, Moraes coordena o projeto da plataforma. “A Plataforma Nilo Peçanha foi criada para retratar a realidade da Rede Federal. Os indicadores dos censos usados até então não contemplam as especificidades dos Institutos Federais, uma vez que eles abrangem desde a educação básica até as pós-graduações. Na ausência de um padrão, cada Instituto construía os indicadores de acordo com a própria percepção”, destacou.
Marco apresentou as novas funcionalidades da Matriz Conif, que é a metodologia utilizada para distribuição dos recursos destinados aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia por parte da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). “A matriz cruza os dados com PNP para gerar o orçamento do campus. Para 2019, criamos novas abas para facilitar a construção e visualização no momento de construir o orçamento”, esclareceu.
No segundo dia, servidores do IFC apresentaram trabalhos sobre Comissão Própria de Avaliação (CPA), Sistema de Bibliotecas, Farol IFC e Projeto Pedagógico Institucional (PPI), e situações dos códigos de vaga para novos servidores. Além disso, outros comunicados acerca das atividades desenvolvidas pela equipe da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin) foram enunciados na ocasião. Na sequência, os representantes de todos campi apresentaram seus planejamentos para abertura de novos cursos propostos para compor o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que está em construção.
Codir
No dia 31, os membros do Codir permaneceram no IFC Camboriú para a 8ª reunião ordinária do Codir. Na pauta, foram discutidos a priorização institucional na abertura de cursos no IFC – PDI, o andamento dos trabalhos em relação à Portaria nº 2066/2018 e a solenidade de 10 anos do IFC. Além disso, foram explanados informes da Proen e comunicações da Reitoria.
Texto e fotos: Cecom/Reitoria / Rosiane Magalhães