O Projeto de Extensão Trote Solidário promoveu, no dia 18 de setembro, mais uma ação de generosidade e cidadania envolvendo estudantes e servidores do Campus São Bento do Sul, que viajaram até o HEMOSC de Joinville para doar sangue e se cadastrar no banco de doadores de médula óssea. O grupo do IFC também realizou uma visita muito especial ao Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, para um momento de interação e de brincadeira com as crianças em tratamento de quimioterapia.
Professora da rede municipal de São Bento do Sul, Amanda Baum, que fez parte do grupo de visitantes, contou aos pacientes a história sobre um ipê e uma borboleta, estabelecendo uma analogia entre a queda das folhas das árvores e a queda dos cabelos durante a quimioterapia. Junior Silva, barbeiro que participou da ação, envolveu as crianças em uma espécie de “curso de cabeleireiro”, ensinando-as a usar máquinas de cortar cabelo. As crianças então puderam praticar seus ensinamentos com os estudantes da Engenharia de Computação, que se dispuseram a ter seus cabelos raspados na atividade. Ao final, os pequenos receberam da equipe do hospital “certificados” pelo curso concluído, entregues pelo barbeiro Junior.
Coordenadora do Projeto, a professora de matemática do Campus São Bento do Sul, Ranuzy Borges Neves acredita que esta foi a ação mais bonita e impactante realizada pelo “Trote Solidário”, por ter se tratado de uma visita a crianças em um hospital: “Foi lindo ver o sorriso dos pacientes, pais e também de nossos alunos e servidores. Fiquei muito emocionada ao ver tanta gente ‘comprando a ideia’ do voluntariado. Não nos custou muita coisa: nosso tempo, uns ml de sangue ou uns fios de cabelo, porém tenho certeza de que o impacto gerado na vida de quem vai receber nosso sangue, ou daquelas crianças que estiveram com a gente, será infinitamente superior a qualquer ‘sacrifício’ que tenhamos feito! Meu desejo é o de que essas sementinhas de amor ao próximo continuem sendo plantadas por onde formos! Tenho procurado mostrar aos alunos que a Matemática vai muito além de fazer cálculos, e que, ao sairmos de uma instituição de ensino, depois de formados, sejamos pessoas melhores para o mundo em todos os aspectos”, afirmou a professora.
Para os alunos que participaram da ação, a experiência também foi marcante. O calouro da Engenharia de Computação Claudio Rodrigues relatou: “Foi inspirador estar lá e ver o sorriso de uma criança que, apesar de não conhecermos, percebemos que é verdadeiro. Eu senti que ganhamos amigos naquele momento.” Outros estudantes do IFC também compartilharam do mesmo sentimento de satisfação em poder ajudar outras pessoas, por meio da doação de sangue e do cadastro no banco de doadores de médula óssea, além da visita as crianças do hospital. Bolsista do Trote Solidário, o acadêmico de Engenharia de Computação Felipe Veidz conseguiu resumir o espírito de generosidade e otimismo que envolveu mais esta ação do projeto: “Foi incrível ver todo o entusiasmo daquela galera! Sinto-me extremamente grato de fazer parte desse projeto, desse movimento que só tende a crescer com todo o apoio da comunidade, pois tudo depende deles e é pra eles!”, comentou.
Confira as imagens da visita aqui: Trote Solidário 18/09/2019
Texto: Cecom/São Bento do Sul/Maria Clara Malheiros
Fotos: Equipe do Projeto Trote Solidário