A Matemática da Bola de Futebol: alunos desenvolvem o “Icosaedro Truncado”

O professor Carlos Roberto da Silva que ministra Matemática no IFC Videira envolveu os estudantes das turmas dos cursos de Informática (2016) e Eletroeletrônica (2016) integrados ao Ensino Médio em uma atividade lúdica e conectada ao contexto da Copa do Mundo. Os alunos produziram bolas de futebol para estudar conteúdos de Geometria Espacial.

De acordo com o professor, o objetivo da atividade foi o de explorar a Arte e a Matemática por meio de um experimento que envolve construções geométricas. “Buscamos desenvolver aplicações na área da Geometria Espacial, nesse caso um poliedro de Arquimedes denominado icosaedro truncado, que representa em suas faces os moldes de uma bola de futebol oficial”, explica.

As bolas foram produzidas com a utilização de E.V.A e representam as seleções participantes da Copa do Mundo 2018. Além de tornar o estudo mais divertido, as bolas de futebol estão decorando os corredores do bloco de salas de aula com um tema atual e que interessa a muita gente.

O professor comenta que busca implementar experimentos como este, pois percebe que isso desafia o interesse dos estudantes pela Matemática. “Esse tipo de atividade faz com que os estudantes transformem um momento de aprendizado em um espaço prazeroso e contextualizado, despertando neles o lado lúdico e criativo no processo de ensino e de aprendizagem da Educação Matemática”.

*O caso da Jabulani

A famosa bola de futebol apelidada de “Jabulani”, utilizada na Copa de 2010, na África do Sul, foi criticada pelos jogadores por ser uma bola mais simples do que as utilizadas desde a década de 1970 (icosaedro truncado).

Rompendo uma tradição de décadas, a Fifa escolheu uma bola que não foi baseada no poliedro convexo de Arquimedes, sendo, portanto, um icosaedro regular. “O icosaedro regular é um poliedro convexo de 20 faces triangulares, e o icosaedro truncado, um poliedro convexo obtido a partir de “cortes” nos vértices do icosaedro regular”.

O poliedro de material flexível inflável utilizado para produzir a Jabulani é composto apenas por pentágonos regulares, o que na prática faz com que a bola tenha uma trajetória mais irregular do que as bolas tradicionais, sendo este o motivo das reclamações dos jogadores.

Icosaedro Regular – Suas 20 faces são triângulos equiláteros, sendo que cada vértice do sólido é formado pela junção de quatro triângulos, o que concede a ele 12 vértices e 30 arestas.

Icosaedro Truncado – No caso do icosaedro regular, as 32 faces do icosaedro truncado são formadas por 12 pentágonos regulares e 20 hexágonos regulares. Cada um dos 60 vértices do icosaedro truncado é formado pela junção de 1 pentágono e 2 hexágonos, o que resulta ao sólido o total de 90 arestas.

Texto e fotos: Cecom/Videira / Juliana B. Motta Peretti

*O caso Jabulani foi parcialmente retirado da FSP, cujo autor é José Pastore Mello, publicado 07/07/2010.