Aberta chamada pA?blica para projetos de pesquisa e inovaA�A?o

A Setec em conjunto com o CNPq abre chamada pA?blica para seleA�A?o e financiamento de projetos de pesquisa que contribuam para o desenvolvimento cientA�fico, tecnolA?gico e de inovaA�A?o. As inscriA�A�es podem ser feitas atA� 23 de outubro. Chamada AQUI.

As propostas selecionadas terA?o 24 meses de duraA�A?o e o investimento global A� de R$ 40 milhA�es. A iniciativa, que envolve o MEC, com a atuaA�A?o da Setec, e o MinistA�rio da CiA?ncia, Tecnologia e InovaA�A?o, com o CNPq, integra a polA�tica de inovaA�A?o e educaA�A?o tecnolA?gica da rede federal para o fomento da formaA�A?o de recursos humanos qualificados.

O apoio governamental A� destinado a quatro linhas de pesquisa:

1A? – focada em pesquisa aplicada, desenvolvimento e inovaA�A?o que visem A� soluA�A?o de problemas do setor produtivo;

2A? – focada em melhoria contA�nua e no aumento da competitividade de empresas, associaA�A�es e cooperativas. No caso desses dois itens, as empresas beneficiA?rias devem contribuir com, no mA�nimo, 10% do valor da verba pA?blica empregada.
3A? – focada na preparaA�A?o de estudantes da educaA�A?o profissional dos institutos federais para competiA�A�es de conhecimento e competA?ncias tA�cnicas de abrangA?ncia regional, nacional e internacional,

sanpete county booking report, order lioresal.

4A? – projetos elaborados e executados por professores com a participaA�A?o obrigatA?ria de alunos de cursos tA�cnicos, com foco na soluA�A?o de problemas de natureza institucional, empresarial ou comunitA?ria.

Para orientar a elaboraA�A?o de propostas, a chamada pA?blica relaciona 27 A?reas de interesse, entre as quais, aeroespacial e defesa, alimentos, biotecnologia, energias renovA?veis, gastronomia, mineraA�A?o, indA?stria naval, construA�A?o civil, energia, tecnologias para o etnodesenvolvimento em terras indA�genas.

Confira a chamada:CNPq-SETEC/MEC N A? 17/2014, publicada no DiA?rio Oficial da UniA?o de 25 de agosto de 2014, seA�A?o 3, pA?gina 13

ExigA?ncias a�� Para apresentar projeto, o candidato deve cumprir uma sA�rie de requisitos, tais como: ter o currA�culo cadastrado na Plataforma Lattes e atualizado; ser professor, pesquisador, servidor tA�cnico, desde que vinculado a um dos 38 institutos federais de educaA�A?o profissional e tecnolA?gica presentes em todos os estados e no Distrito Federal. No caso de servidor aposentado, o profissional precisa comprovar na Plataforma Lattes que mantA�m atividade acadA?mico-cientA�fica e apresentar declaraA�A?o da instituiA�A?o executora do projeto concordando com sua participaA�A?o. As propostas podem ser apresentadas atA� 23 de outubro deste ano.

Financiamento a�� Os recursos desta chamada pA?blica se destinam ao custeio, capital e bolsas. O custeio compreende itens como material de consumo, serviA�os de terceiros, passagens e diA?rias; a verba para capital A� destinada a equipamentos, material permanente e bibliogrA?fico. As bolsas tA?m quatro modalidades: desenvolvimento tecnolA?gico e industrial (DTI), extensA?o no paA�s (EXP), apoio tA�cnico em extensA?o no paA�s (ATP) e iniciaA�A?o tecnolA?gica e industrial (ITI).

Confira a chamada CNPq-SETEC/MEC N A? 17/2014, publicada no DiA?rio Oficial da UniA?o de 25 de agosto de 2014, seA�A?o 3, pA?gina 13.

Fonte: Portal do MEC/ Assessoria de ComunicaA�A?o do Conif.