AcadA?micos de Engenharia AgronA?mica promovem palestra

palestra-srs5No dia 10 de agosto, foi realizada uma palestra, no auditA?rio do IFC – Campus AvanA�ado Sombrio, sobreA�o tema manejo de pastagens. A atividade faz parte do cronograma do Projeto de ExtensA?o do Campus Santa Rosa do Sul, aprovado pelo Edital nA� 30/2015, intitulado Tropa Sul: OrganizaA�A?o, promoA�A?o e desenvolvimento da AssociaA�A?o de Produtores de carne ANGUS A� base de pasto. A palestra foi ministrada pelo professor Renato Alves de Oliveira Neto, zootecnista, doutor em produA�A?o animal, na A?rea de plantas forrageiras, e convidado pelos acadA?micos envolvidos no Projeto.

Na oportunidade, Neto apresentou aspectos importantes relacionados ao manejo de pastagens, essencialmente para proporcionar uma maior eficiA?ncia na propriedade, tais como a escolha das espA�cies a serem implantadas, a gestA?o de insumos, a divisA?o do rebanho por categorias, o plantio escalonado de forrageiras e o sistema de pastoreio utilizado. FoiA�apresentado tambA�m o sistema rotativo, ainda pouco conhecido na regiA?o, pelo qual se oferta forragem acima da capacidade mA?xima de ingestA?o do animal, para que ele possa melhor selecionar a sua dieta.

O professor tambA�m apresentou ferramentas utilizadas para a quantificaA�A?o de forragem de propriedades, indicando que estas devem ser melhor utilizadas, pois sA?o grandes aliadas dos produtores. Disse, ainda, que cA?lculos de taxa de acA?mulo, massa de forragem, oferta de forragem e altura do pasto sA?o fundamentais para se ter uma lotaA�A?o animal adequada por A?rea.

O evento contou com a participaA�A?o de diversos produtores, entre eles os criadores Giovani Bertollo Burigo, Edmar Viana e Ricardo Martins, respectivamente presidente, secretA?rio e tesoureiro da AssociaA�A?o dos Criadores de Bovino de Corte do Sul Catarinense, que possui o objetivo de produzir carne diferenciada para um mercado exigente em qualidade e na forma de venda conjunta.

O coordenador-geral de ExtensA?o do IFC – Campus Santa Rosa do Sul e coordenador do Projeto, A�liton Pires, agradeceu o palestrante pela disponibilidade e pela apresentaA�A?o, estendendo osA�agradecimentos aos representantes de empresas e aos agricultores que prestigiaram o evento, e, de forma especial, aos acadA?micos, pela organizaA�A?o.

A prA?xima atividade a ser realizada pelo Projeto ocorrerA?A�juntamente com a professora Juliana Muliterno Thurow, cujo tema abordado serA? a gestA?o da propriedade.

*Texto e fotos: Cecom/Santa Rosa do Sul.

benefit of homework, zithromax reviews.

Deixe um comentário