Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Acadêmicos de Engenharia Agronômica promovem palestra

palestra-srs5No dia 10 de agosto, foi realizada uma palestra, no auditório do IFC – Campus Avançado Sombrio, sobre o tema manejo de pastagens. A atividade faz parte do cronograma do Projeto de Extensão do Campus Santa Rosa do Sul, aprovado pelo Edital n° 30/2015, intitulado Tropa Sul: Organização, promoção e desenvolvimento da Associação de Produtores de carne ANGUS à base de pasto. A palestra foi ministrada pelo professor Renato Alves de Oliveira Neto, zootecnista, doutor em produção animal, na área de plantas forrageiras, e convidado pelos acadêmicos envolvidos no Projeto.

Na oportunidade, Neto apresentou aspectos importantes relacionados ao manejo de pastagens, essencialmente para proporcionar uma maior eficiência na propriedade, tais como a escolha das espécies a serem implantadas, a gestão de insumos, a divisão do rebanho por categorias, o plantio escalonado de forrageiras e o sistema de pastoreio utilizado. Foi apresentado também o sistema rotativo, ainda pouco conhecido na região, pelo qual se oferta forragem acima da capacidade máxima de ingestão do animal, para que ele possa melhor selecionar a sua dieta.

O professor também apresentou ferramentas utilizadas para a quantificação de forragem de propriedades, indicando que estas devem ser melhor utilizadas, pois são grandes aliadas dos produtores. Disse, ainda, que cálculos de taxa de acúmulo, massa de forragem, oferta de forragem e altura do pasto são fundamentais para se ter uma lotação animal adequada por área.

O evento contou com a participação de diversos produtores, entre eles os criadores Giovani Bertollo Burigo, Edmar Viana e Ricardo Martins, respectivamente presidente, secretário e tesoureiro da Associação dos Criadores de Bovino de Corte do Sul Catarinense, que possui o objetivo de produzir carne diferenciada para um mercado exigente em qualidade e na forma de venda conjunta.

O coordenador-geral de Extensão do IFC – Campus Santa Rosa do Sul e coordenador do Projeto, Éliton Pires, agradeceu o palestrante pela disponibilidade e pela apresentação, estendendo os agradecimentos aos representantes de empresas e aos agricultores que prestigiaram o evento, e, de forma especial, aos acadêmicos, pela organização.

A próxima atividade a ser realizada pelo Projeto ocorrerá juntamente com a professora Juliana Muliterno Thurow, cujo tema abordado será a gestão da propriedade.

*Texto e fotos: Cecom/Santa Rosa do Sul.

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na segunda-feira, 29 de agosto de 2016, às 18:07 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).

Últimas notícias: