Aluna de Fraiburgo publica artigo em revista Qualis Capes B3

Foto-AlunaA aluna Juliana Nunes, do curso de pós-graduação em Práticas Pedagógicas, ofertado pelo IFC de Fraiburgo, acaba de publicar um artigo na Revista Retratos de Assentamentos, que possui Qualis Capes B3. O trabalho, intitulado Educação do Campo em busca de uma identidade: um estudo de caso na Escola Rural Sueli Maria Gheller – Videira/SC, contou com a orientação da professora Marluse Castro Maciel.

Trata-se de um estudo de caso sobre a identidade do aluno e da escola a partir da cultura que o cerca. Aborda a necessidade e a dificuldade construir uma identidade de grupo, diante da problemática da evasão escolar e da rotatividade, que não permitem que o sentimento de pertencimento aconteça, afetando o educando cognitiva e afetivamente. Desse modo, surge um novo olhar voltado para a educação do campo, pois essa pesquisa vem mostrar que a escola pesquisada possui desafios e anseios, diferentes das demais, que precisam ser enfrentados.

O artigo pode ser conferido em http://www.uniara.com.br/arquivos/file/nupedor/revista-retratos/edicoes/retratos-1802-2015.pdf (a partir da página 263).

*Texto e imagens: Cecom/Fraiburgo.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 20 de julho de 2016, às 18:19 por Nicole Trevisol.