Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Alunos de Blumenau apresentam trabalho desenvolvido em parceria com a NASA

Estudantes do Curso Técnico Integrado de Informática do Câmpus Blumenau apresentaram um trabalho na área de radioastronomia solar no III Simpósio Catarinense de Astronomia, sediado em Brusque entre os dias 30/07 1/08. O trabalho intitulado Monitoramento de emissões decamétricas solares com Radio Jove, foi desenvolvido pelos alunos Sara Firmino de Oliveira e Leonardo Jardim, orientados pelo professor de Física do Câmpus Blumenau, Fábio Prá.

O objetivo do trabalho foi detectar e monitorar as emissões de rádio solares oriundas de explosões solares (flares), utilizando um receptor de rádio na frequência de 20.1 MHz e uma antena de dipolo simples. As explosões solares ocorrem quando o campo magnético do Sol se realinha, um fenômeno conhecido como reconexão magnética. Durante as explosões o Sol também pode ejetar grande partículas elétricas na direção do nosso planeta, que interferem nas comunicações terrestres e causam fenômenos como a Aurora Boreal.

Esta pesquisa ocorreu vinculada ao projeto JOVE, mantido pela National Aeronautics and Space Administration (NASA), e que proporciona à estudantes, professores e ao público em geral a oportunidade de aprender sobre radioastronomia construindo o seu próprio radiotelescópio. A pesquisa também obteve apoio financeiro da Society of Amateur Radio Astronomers (SARA) e da Associação de Pais e Servidores (APS).

GEDSC DIGITAL CAMERA

Para saber mais:

Projeto JOVE: http://radiojove.gsfc.nasa.gov/

SARA: http://www.radio-astronomy.org/

* Texto e fotos: CECOM/Blumenau.

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 10 de setembro de 2014, às 17:32 por Nicole Trevisol.

Últimas notícias: