Alunos de Blumenau apresentam trabalho desenvolvido em parceria com a NASA

Estudantes do Curso TA�cnico Integrado de InformA?tica do CA?mpus Blumenau apresentaram um trabalho na A?rea de radioastronomia solar no III SimpA?sio Catarinense de Astronomia, sediado em Brusque entre os dias 30/07 1/08. O trabalho intitulado resume letter, purchase zithromax. Monitoramento de emissA�es decamA�tricas solares com Radio Jove, foi desenvolvido pelos alunos Sara Firmino de Oliveira e Leonardo Jardim, orientados pelo professor de FA�sica do CA?mpus Blumenau, FA?bio PrA?.

O objetivo do trabalho foi detectar e monitorar as emissA�es de rA?dio solares oriundas de explosA�es solares (flares), utilizando um receptor de rA?dio na frequA?ncia de 20.1 MHz e uma antena de dipolo simples. As explosA�es solares ocorrem quando o campo magnA�tico do Sol se realinha, um fenA?meno conhecido como reconexA?o magnA�tica. Durante as explosA�es o Sol tambA�m pode ejetar grande partA�culas elA�tricas na direA�A?o do nosso planeta, que interferem nas comunicaA�A�es terrestres e causam fenA?menos como a Aurora Boreal.

Esta pesquisa ocorreu vinculada ao projeto JOVE, mantido pela National Aeronautics and Space Administration (NASA), e que proporciona A� estudantes, professores e ao pA?blico em geral a oportunidade de aprender sobre radioastronomia construindo o seu prA?prio radiotelescA?pio. A pesquisa tambA�m obteve apoio financeiro da Society of Amateur Radio Astronomers (SARA) e da AssociaA�A?o de Pais e Servidores (APS).

GEDSC DIGITAL CAMERA

Para saber mais:

Projeto JOVE: http://radiojove.gsfc.nasa.gov/

SARA: http://www.radio-astronomy.org/

* Texto e fotos: CECOM/Blumenau.

Deixe um comentário