Alunos de Engenharia MecA?nica visitam empresas em JoaA�aba

Em junho, duas visitas tA�cnicas marcaram as aulas da disciplina de Usinagem do curso de Engenharia MecA?nica do IFC Luzerna. A primeira aconteceu no dia 7, na Wieser Pichler. No dia 21, a empresa visitada foi a BF CA?mbios Especiais.

De acordo com o professor Aloysio Fogliatto, o foco das visitas foi interagir com os processos de usinagem trabalhados nas aulas do curso, mais especificamente com os diversos mA�todos de fresamento de engrenagens. a�?TambA�m foi possA�vel acompanhar outros processos, como torneamento CNC, aplainamento, retificaA�A?o, processos especiais de soldagem e tratamento tA�rmicoa�?, conta.

a�?AlA�m de visualizar a aplicaA�A?o dos processos em um ambiente industrial, os alunos tiveram contato com diversos tipos de mA?quinas e equipamentos, e tambA�m com os arranjos produtivos das empresas. Isto oportuniza ao graduando o desenvolvimento do senso crA�tico sobre conceitos envolvendo a fabricaA�A?o de engrenagens em si, tecnologias de manufatura, layout, fluxo produtivo, entre outrosa�?, diz Aloysio.

Segundo o professor, no IFC todas as disciplinas devem prezar pela premissa fundamental de indissociabilidade entre teoria e prA?tica. Nas disciplinas de fabricaA�A?o mecA?nica, a necessidade de atender a isto se amplifica. Assim, as visitas tA�cnicas tornam-se essenciais para uma formaA�A?o adequada dos graduandos.

Aloysio adianta que, considerando este contexto, junto ao professor Carlos Alberto dos Santos, estA?o sendo organizadas tambA�m algumas palestras tA�cnicas, com fabricantes de mA?quinas e ferramentas, sobre aplicaA�A?o de processos e ferramentas em nA�vel internacional, incluindo os A?ltimos lanA�amentos do setor.

meaning of thesis, clomid online.

Texto e imagens: Cecom/Luzerna.