Alunos de Rio do Sul na Mostratec 2013

mostratec-rio-sul-2013O trabalho dos estudantes Ismael França e Bruno Inácio, que pesquisou o desempenho produtivo e comportamental do Marreco-de-pequim em sistema confinado e semi-confinado, foi premiado na 28ª edição da Mostratec.

A pesquisa foi desenvolvida no Instituto Federal Catarinense Câmpus Rio do Sul, sob orientação da professora Elena Silvia A.Setelich, recebeu elogios dos avaliadores do evento internacional. Mais de 350 trabalhos concorreram aos diversos prêmios. Ismael e Bruno foram agraciados com terceiro lugar geral da categoria, publicação do trabalho na revista InCiência de São Paulo, além disso, garantiram a vaga na Feira Científica do Paraguai, que acontece no próximo ano na cidade de Assunção.

Felipe da Rosa, Aldir Souza Júnior e José Roberto Xavier, assim como o projeto anterior, também foram classificados para a Mostratec por meio da Feira do Conhecimento Científico e Tecnológico – Fetec, que ocorreu no Câmpus de Rio do Sul em agosto. O trabalho apresentado pelos jovens visava a utilização do bagaço da cana-de-açúcar na fabricação artesanal de papel. O trabalho foi orientado pelo professor Lauri Marconatto passou por avaliação dos jurados.

Para Ismael, que foi classificado entre os nove melhores cientistas da Feira e recebeu uma bolsa como premiação especial do CNPq, a apresentação do trabalho na Mostratec representou a socialização da pesquisa desenvolvida no Câmpus do IFC em Rio do Sul. “A participação na Mostratec foi imensamente construtiva, não só pelo motivo de ser a maior feira do conhecimento tecnológico e científico de nível médio e técnico da América Latina, mas principalmente pelo intercâmbio cultural possibilitando aos participantes essa troca de cultura e principalmente de conhecimento”, comentou Ismael.

MOSTRATEC

A Mostra de Ciência e Tecnologia é um evento realizado pela Fundação Liberato, que se destina à apresentação de projetos de pesquisa científica e tecnológica nas diversas áreas do conhecimento humano, desenvolvidos por alunos do ensino médio e da educação profissional de nível técnico, do Brasil e de outros países. O evento proporciona a integração entre as instituições de ensino, pesquisa e o meio empresarial, possibilitando o desenvolvimento e a aplicação de novas tecnologias.

O evento é realizado em Novo Hamburgo (RS) anualmente. Nesta edição aconteceu entre os dias 20 e 25 de outubro e essa foi a quarta vez que o Instituto Federal Catarinense Câmpus Rio do Sul recebeu destaque sendo agraciado com prêmios. “Foi uma grande conquista afiliarmos a Feira do Conhecimento Tecnológico e Científico – Fetec à Mostratec, pois garantimos a participação no maior evento do Brasil. Agora vamos organizar a documentação para conquistar novas vagas para 2014”, explicou o diretor-geral Oscar Harthman, que parabenizou os alunos e professores que representaram a instituição.

Texto e foto: CECOM/Rio do Sul.

Esta notícia foi editada na segunda-feira, 18 de novembro de 2013, às 11:28 por Nicole Trevisol.