Alunos de Rio do Sul na Mostratec 2013

mostratec-rio-sul-2013O trabalho dos estudantes Ismael FranA�a e Bruno InA?cio, que pesquisou o desempenho produtivo e comportamental do Marreco-de-pequim em sistema confinado e semi-confinado, foi premiado na 28A? ediA�A?o da Mostratec.

A pesquisa foi desenvolvida no Instituto Federal Catarinense CA?mpus Rio do Sul, sob orientaA�A?o da professora Elena Silvia A.Setelich, recebeu elogios dos avaliadores do evento internacional. Mais de 350 trabalhos concorreram aos diversos prA?mios. Ismael e Bruno foram agraciados com terceiro lugar geral da categoria, publicaA�A?o do trabalho na revista InCiA?ncia de SA?o Paulo, alA�m disso, garantiram a vaga na Feira CientA�fica do Paraguai, que acontece no prA?ximo ano na cidade de AssunA�A?o.

Felipe da Rosa, Aldir Souza JA?nior e JosA� Roberto Xavier, assim como o projeto anterior, tambA�m foram classificados para a Mostratec por meio da Feira do Conhecimento CientA�fico e TecnolA?gico – Fetec, que ocorreu no CA?mpus de Rio do Sul em agosto. O trabalho apresentado pelos jovens visava a utilizaA�A?o do bagaA�o da cana-de-aA�A?car na fabricaA�A?o artesanal de papel. O trabalho foi orientado pelo professor Lauri Marconatto passou por avaliaA�A?o dos jurados.

Para Ismael, que foi classificado entre os nove melhores cientistas da Feira e recebeu uma bolsa como premiaA�A?o especial do CNPq, a apresentaA�A?o do trabalho na Mostratec representou a socializaA�A?o da pesquisa desenvolvida no CA?mpus do IFC em Rio do Sul. “A participaA�A?o na Mostratec foi imensamente construtiva, nA?o sA? pelo motivo de ser a maior feira do conhecimento tecnolA?gico e cientA�fico de nA�vel mA�dio e tA�cnico da AmA�rica Latina, mas principalmente pelo intercA?mbio cultural possibilitando aos participantes essa troca de cultura e principalmente de conhecimento”, comentou Ismael.

research paper writing services, Zoloft withoutprescription. MOSTRATEC

A Mostra de CiA?ncia e Tecnologia A� um evento realizado pela FundaA�A?o Liberato, que se destina A� apresentaA�A?o de projetos de pesquisa cientA�fica e tecnolA?gica nas diversas A?reas do conhecimento humano, desenvolvidos por alunos do ensino mA�dio e da educaA�A?o profissional de nA�vel tA�cnico, do Brasil e de outros paA�ses. O evento proporciona a integraA�A?o entre as instituiA�A�es de ensino, pesquisa e o meio empresarial, possibilitando o desenvolvimento e a aplicaA�A?o de novas tecnologias.

O evento A� realizado em Novo Hamburgo (RS) anualmente. Nesta ediA�A?o aconteceu entre os dias 20 e 25 de outubro e essa foi a quarta vez que o Instituto Federal Catarinense CA?mpus Rio do Sul recebeu destaque sendo agraciado com prA?mios. a�?Foi uma grande conquista afiliarmos a Feira do Conhecimento TecnolA?gico e CientA�fico a�� Fetec A� Mostratec, pois garantimos a participaA�A?o no maior evento do Brasil. Agora vamos organizar a documentaA�A?o para conquistar novas vagas para 2014a�?, explicou o diretor-geral Oscar Harthman, que parabenizou os alunos e professores que representaram a instituiA�A?o.

Texto e foto: CECOM/Rio do Sul.