Alunos desenvolvem projeto de Robótica

Pode parecer simples, um pequeno robô dando voltas. Mas, para desenvolver projetos assim, são necessários conhecimentos em Física e Matemática, Lógica de Programação e Componentes Eletrônicos. E foi com base nesses conhecimentos, adquiridos no curso técnico em Informática integrado ao ensino médio, que Giulia e Vítor desenvolveram o projeto Robótica: seguidor de linha com Arduino e apresentaram-no durante a III Mostra de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cidadania (Mepec).

O Arduino é uma placa eletrônica, com design open-source, o que permite copiar, modificar e criar novos componentes baseados nele. Segundo a dupla, a função do robô é seguir uma linha (na cor preta opaca). Para controlar o robô, eles utilizaram a placa de Arduino e uma placa ponte H (um circuito de Eletrônica) – que controla os motores do robô.

Giulia e Vitor explicam que, para construir o seguidor de linha usando o Arduino, são necessários, basicamente, sensores infravermelhos, plataforma robótica móvel e dois motores de corrente contínua. O projeto está em fase de desenvolvimento, por isso, ainda não possui os sensores infravermelhos.

O trabalho faz parte da disciplina Projeto Integrador, que tem a função de unir todos os conhecimentos técnicos já ministrados e aplicá-los à prática. Os alunos foram orientados pelo professor de Física Fábio Prá da Silva de Souza. Para Giulia, o mais bacana “foi associar o que foi visto nas aulas de Física ao conteúdo estudado na disciplina de Programação, e aplicar isso em um projeto prático”.

A Mepec é um evento científico e cultural, promovido pelo Campus Blumenau, e aconteceu nos dias 19 e 20 de setembro. Foram 88 projetos: 36 apresentados em formato de pôster; 32 em forma de comunicação oral; além de seis oficinas e 14 atividades que englobaram pequenas palestras, atividades ligadas à música, exposições fotográficas e experiências em laboratório. O evento trouxe, ainda, a 2ª edição do troca-troca de livros.

Texto e imagens: Cecom/Blumenau.

Esta notícia foi editada na quinta-feira, 21 de setembro de 2017, às 16:26 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).