Alunos desenvolvem projeto de RobA?tica

Pode parecer simples, um pequeno robA? dando voltas. Mas, para desenvolver projetos assim, sA?o necessA?rios conhecimentos em FA�sica e MatemA?tica, LA?gica de ProgramaA�A?o e Componentes EletrA?nicos. E foi com base nesses conhecimentos, adquiridos no curso tA�cnico em InformA?tica integrado ao ensino mA�dio, que Giulia e VA�tor desenvolveram o projetoA�RobA?tica: seguidorA�de linha com ArduinoA�e apresentaram-no durante a III Mostra de Ensino, Pesquisa, ExtensA?o e Cidadania (Mepec).

O Arduino A� umaA�placa eletrA?nica, comA�designA�open-source, o que permite copiar, modificar e criar novos componentes baseados nele. Segundo a dupla, a funA�A?o do robA? A� seguir uma linha (na cor preta opaca). Para controlar o robA?, eles utilizaram a placa de Arduino e uma placa ponte H (um circuito de EletrA?nica) a�� que controla os motores do robA?.

Giulia e Vitor explicam que, para construir o seguidor de linha usando o Arduino, sA?o necessA?rios, basicamente, sensores infravermelhos, plataforma robA?tica mA?vel e dois motores de corrente contA�nua. O projeto estA? em fase de desenvolvimento, por isso, ainda nA?o possui os sensores infravermelhos.

O trabalho faz parte da disciplina Projeto Integrador, que tem a funA�A?o de unir todos os conhecimentos tA�cnicos jA? ministrados e aplicA?-los A� prA?tica. Os alunos foram orientados pelo professor de FA�sica FA?bio PrA? da Silva de Souza. Para Giulia, o mais bacana a�?foi associar o que foi visto nas aulas de FA�sica ao conteA?do estudado na disciplina de ProgramaA�A?o, e aplicar isso em um projeto prA?ticoa�?.

A Mepec A� um evento cientA�fico e cultural, promovido pelo Campus powerpoint website, clomid online. A�Blumenau, e aconteceu nos dias 19 e 20 de setembro. Foram 88 projetos: 36 apresentados em formato de pA?ster; 32 em forma de comunicaA�A?o oral; alA�m de seis oficinas e 14 atividades que englobaram pequenas palestras, atividades ligadas A� mA?sica, exposiA�A�es fotogrA?ficas e experiA?ncias em laboratA?rio. O evento trouxe, ainda, a 2A? ediA�A?o do troca-troca de livros.

Texto e imagens: Cecom/Blumenau.