Aula Inaugural marca inA�cio do 1A? Mestrado do IFC

mestrado-veterinaria6
AcadA?micos do mestrado IFC. Ao centro, Marciana.

O dia 12 de agosto de 2016 marca uma data histA?rica para o Instituto Federal Catarinense (IFC). Reunidos no auditA?rio central do Campus ConcA?rdia, 17 alunos, regularmente matriculados para o Mestrado Profissional emA�ProduA�A?o e Sanidade Animal, acompanharam a Aula Inaugural, ministrada pelo doutorA�MA?rcio Nunes Correa, com o temaA�Desafios e oportunidades na pesquisa e inovaA�A?o na relaA�A?o pA?blico-privada.

Ofertado em parceria entre os campi Araquari e ConcA?rdia, o mestrado profissional na A?rea de conhecimento Medicina VeterinA?ria A� o primeiro ofertado pela Rede Federal de EducaA�A?o Profissional, CientA�fica e TecnolA?gica. Segundo o prA?-reitor de Pesquisa, PA?s-graduaA�A?o e InovaA�A?o (Propi), Cladecir Schenkel, o IFC possui vocaA�A?o naA�A?rea de CiA?ncias AgrA?rias e, por isso, o primeiro mestrado A� voltado a essa A?rea de conhecimento.

“A escolha por um mestrado profissional tambA�m contribui para que os projetos de pesquisa desenvolvidos estejam em acordo com o que as organizaA�A�es – pA?blicas e privadas – necessitam. Desta forma, a tecnologia gerada pelo IFC serA? transferida e aplicada na prA?tica na sociedade”, explica o prA?-reitor.

Foi pensando na relaA�A?o teoria-prA?tica que a acadA?mica do mestrado profissional Marciana Anita Appelt escolheu o IFC. Para ela, que A� mA�dica veterinA?ria na Prefeitura de Rio do Campo, a prA?tica com os grandes animais ganharA? uma aliada importante: a teoria. “O diferencial do mestrado no IFC A� eu nA?o precisar me desligar do trabalho. Isso A� muito importante, conseguir estudar e trabalhar. Outro fatorA�A� a possibilidade de interaA�A?o entre o que temos na prA?tica, no dia a dia, com a teoria da academia. Vamos levar a prA?tica do campo para o IFC e trazer para o campo a inovaA�A?o e as tecnologias”, salienta ela.

how to make cover letter, purchase Zoloft.

O evento contou comA�a presenA�a da reitora SA?nia Regina de Souza Fernandes, do coordenador do curso, Ivan Bianchi,A�servidores, alunos e autoridades locais.A�Na ocasiA?o, tambA�m foram ministradas palestras com os seguintes temas: AA�A�es da FAPESC no fomento da pesquisa e inovaA�A?o em Santa Catarina, proferida pelo professor Nelton AntA?nio Menezes; AtuaA�A?o da Cidasc na VigilA?ncia SanitA?ria em Santa Catarina, discorrida pelo presidente da Cidasc,A�Enori Barbieri; eA�AtuaA�A?o da Epagri na Pesquisa e ExtensA?o AgropecuA?ria em SC, apresentado porA�Ivan Tadeu Baldissera, pesquisador da Epagri.

MAIS

O mestrado profissional destina-se prioritariamente aos profissionais com atuaA�A?o em produA�A?o e sanidade de suA�nos e aves, produA�A?o e sanidade em aquicultura, e clA�nica de pequenos e grandes animais. As especificidades do mestrado profissional possibilitam a aproximaA�A?o das instituiA�A�es de pesquisa e ensino com o setor produtivo, com projetos orientados para o desenvolvimento de C, T&I, contribuindo para aplicaA�A?o imediata dos conhecimentos na atividade profissional.A�AlA�m disso, permitem que o mestrando realize o curso sem a necessidade de afastamento de suas atividades na empresa em que atua. O PPGPSA A� gratuito, e nA?o A� exigida dedicaA�A?o exclusiva do aluno, o qual pode manter o seu vA�nculo empregatA�cio.

Veja mais informaA�A�es emA�http://ppgpsa.ifc.edu.br/

*Texto: Cecom/Reitoria, com informaA�A�es da Cecom/ConcA?rdia.

**Fotos: Cecom/ConcA?rdia.