Aymee Agnes A� a candidata do IFC ao Parlamento Juvenil Mercosul

aymme-IFCAymee Agnes de Andrade Sinn, estudante do ensino mA�dio integrado no Instituto Federal Catarinense (IFC) -A�Campus Ibirama, foi uma das estudantes selecionadas para concorrer a uma vaga no Parlamento Juvenil Mercosul (PJM), representando Santa Catarina. Com o projeto ImigraA�A?o Haitiana no Brasil: inclusA?o e diversidade de raA�a how to think critically, generic zithromax. , Aymee diz ter uma conexA?o com a ideia de querer ajudar as pessoas. a�?Acredito que posso fazer isso por meio do Parlamento Juvenil, dando a chance a elas de terem as mesmas oportunidades que todosa�?, diz ela.

A estudante do IFC concorre junto com mais trA?s estudantes da Rede PA?blica de Ensino catarinense. Na primeira etapa, foram classificados 108 candidatos, e, na segunda, serA? escolhido um representante por unidade da federaA�A?o, totalizando 27 representantes brasileiros. As eleiA�A�es acontecem de 30/10 a 05/11, e tanto a divulgaA�A?o das candidaturas como a votaA�A?o acontecem online, no endereA�o http://pjm.mec.gov.br/. O mandato A� de dois anos.

Para Aymee, os estudantes sA?o o futuro da naA�A?o. a�?Se nA?o nos envolvermos, onde vamos parar? Devemos aproveitar a fase da juventude, que A� quando se enxerga o mundo de todas as formas possA�veis, com mais liberdadea�?.

Engajada, a candidata do IFC lanA�ou um vA�deo, na sua pA?gina pessoal no Facebook, em busca de votos. a�?Assim que soube que era a selecionada, fiquei uns cinco minutos perguntando ‘A� sA�rio?’ No dia seguinte, jA? pensei ‘meu Deus, fui selecionada!’. Depois veio uma mistura de sentimentos de alegria e de ansiedade, de nA?o saber o que fazera�?, revela Aymee.

aymee-JPMOs jovens eleitos ao Parlamento Juvenil farA?o reflexA�es em torno de cinco eixos temA?ticos: inclusA?o educativa, gA?nero, jovens e trabalho, participaA�A?o cidadA? dos jovens e direitos humanos. Os temas foram selecionados tendo em vista que se trata de direitos que sA?o reconhecidos nos paA�ses.

Confira o edital do processo PJM em http://editais.ifc.edu.br/2016/09/15/edital-n-1252016-parlamento-juvenil-do-mercosul/.

ConheA�a mais sobre o projeto de Aymee Agnes de Andrade Sinn.

Projeto: ImigraA�A?o Haitiana no Brasil, inclusA?o e diversidade de raA�a

a�?A motivaA�A?o para o meu projeto veio de observar que algumas pessoas ainda sA?o tratadas de forma diferente devido as suas caracterA�sticas fA�sicas, raciais, etc. Esses fatores fazem com que elas nA?o possuam as mesmas oportunidades que outros. Por isso, o projeto aborda os haitianos e o fato de eles terem imigrado para o Brasil e para nossa regiA?o. Eles foram trazidos para cA? por meio de uma empresa de alimentos, a qual alegaA�a falta de mA?o de obra na regiA?o. PorA�m, as contrataA�A�es eram para os piores setores da empresa em termos salariais. Escrevi um projeto em que proponho que os haitianos tenham aulas de LA�ngua Portuguesa nos Institutos Federais, pois, em geral, as empresas afirmamA�que nA?o contratam haitianos porque eles nA?o dominam a lA�ngua. E tambA�m proponho a oportunidade de eles fazerem os cursos que jA? existem no campus. Assim, esperamos maior integraA�A?o deles na sociedade, que eles conheA�am mais pessoas e passem a ter melhores oportunidades. A� por isso que escolhi esse tema, A� uma realidade que estA? prA?xima de mim e com a qual posso colaborar. AlA�m de que, jA? havia pensado sobre isso antes de surgir a oportunidade do Parlamento Juvenil.a�?.

EleiA�A�es, de 30/10 a 05/11, em http://pjm.mec.gov.br/.

parlamento-banner-site

*Texto: Cecom/Reitoria.