CamboriA? contrata gA?neros alimentA�cios da agricultura familiar

Agricultura-familiarA partir de 2016, o refeitA?rio do Instituto Federal Catarinense (IFC) -A�CampusA�CamboriA? passa a oferecer hortifrutigranjeiros e filA� de tilA?pia, provenientes da agricultura familiar. A contrataA�A?o foi realizada em Chamada PA?blica no final de novembro. a�?O valor total da compra foi de R$141.082,51, sendo R$75.182,51 de grupos informais e R$ 65.900,00 de grupo formal (Cooperativa) da agricultura familiara�?, ressaltou o Diretor de AdministraA�A?o e Planejamento (DAP), Marcel Amaral Daoud.

De acordo com Daoud, a obtenA�A?o de gA?neros alimentA�cios da Agricultura Familiar, do Empreendedor Familiar Rural ou das organizaA�A�es proporciona uma melhoria na qualidade da alimentaA�A?o nas InstituiA�A�es Educacionais. a�?AlA�m disso, oportuniza a geraA�A?o de renda em benefA�cio A�s famA�lias, estimula a permanA?ncia do agricultor no campo e valoriza a produA�A?o sustentA?vel local/regionala�?, destacou Marcel.

Sobre a aquisiA�A?o

A aquisiA�A?o de gA?neros alimentA�cios por Chamada PA?blica, com a contrataA�A?o direta de Cooperativas e/ou AssociaA�A�es, estA? de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento A� EducaA�A?o (FNDE). O total de recursos financeiros repassados pelo Fundo, no A?mbito do Programa Nacional de AlimentaA�A?o Escolar (PNAE), deve ser utilizado a�� no mA�nimo de 30% a�� na aquisiA�A?o de gA?neros alimentA�cios diretamente da Agricultura Familiar, do Empreendedor Familiar Rural ou das organizaA�A�es.

Segundo o Diretor de AdministraA�A?o e Planejamento, entre os princA�pios da aquisiA�A?o, estA?o: o emprego de uma alimentaA�A?o saudA?vel e adequada, com o uso de alimentos variados, seguros e que respeitem a cultura, as tradiA�A�es e os hA?bitos alimentares locais, alA�m do apoio ao desenvolvimento sustentA?vel produzido localmente e, de preferA?ncia, da agricultura familiar.

a�?Agradecemos tambA�m o apoio do professor Luis Ivan Souto e do Odirlei Anshau, da Empresa de Pesquisa AgropecuA?ria e ExtensA?o Rural de Santa Catarina (EPAGRI), que fomentaram o diA?logo com os agricultores familiares da regiA?oa�?, finalizou Marcel.

Confira o resultado da Chamada PA?blica

Grupos informais de agricultores familiares

Nome: Fabio Luiz FelA�cio
Valor total: R$19.860,01

Nome: JosA� Agostinho Felicio
Valor: R$17.195,00

Nome: Marlene Lucia Boratti FelA�cio
Valor: R$19.766,92

Nome: SebastiA?o FelA�cio
Valor: R$18.360,58

Valor total do grupo informal: R$75.182,51

Grupo formal de agricultores familiares how to make a presentation, purchase dapoxetine.
Nome: Cooperativa Mista AgrA�cola de Piscicultores a�� COOMAPEIXE
Valor total: R$65.900,00

*Texto e foto: CECOM/CamboriA?.