Campus Blumenau apresenta “O menino e o mundo” durante o Junho Verde

9fb551f3-f0a2-4dde-89de-f24ccc5f42d8Na última segunda-feira, o hall do Campus Blumenau se transformou em sala de cinema. O instituto sediou uma das atividades previstas no Junho Verde – evento promovido pela Prefeitura de Blumenau, Fundação Municipal de Meio Ambiente (Faema) e Grupo de Trabalho e Estudos em Educação Ambiental (GTEA) –, grupo do qual o Campus Blumenau faz parte.

Foram preparadas três sessões, para que alunos e servidores tivessem a oportunidade de assistir ao “O menino e o mundo” – animação brasileira indicada ao Oscar 2016. “O filme retrata o mundo simples de uma criança que vivia na zona rural e que presencia uma mudança brusca com a chegada da industrialização”, contou a acadêmica de Pedagogia Simone Alves Ribeiro.

Para a aluna de Pedagogia Giane Angelina Borchardt, a película permitiu refletir sobre o quanto o ser humano está esquecendo do meio ambiente. “Há preocupação apenas com a matéria-prima e seus fins lucrativos, sem pensar nas consequências que o mundo poderá sofrer”, considerou.

A atividade foi realizada em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc). Após as exibições, os alunos participaram de um debate com o mediador Pedro Gottardi, estudante de Artes Visuais da Universidade de Blumenau (Furb).

Segundo a coordenadora do Núcleo de Gestão Ambiental (NGA) do campus, Keli Castro Carneiro, a arte surpreendente do filme fala por si só. “Além da experiência estética inusitada, a animação suscita importantes reflexões sobre a sociedade contemporânea, as desigualdades sociais, o crescimento desenfreado das metrópoles, o sistema de consumo e a consequente degradação ambiental – contexto em que a vida humana se apresenta destituída do seu valor intrínseco”, observou.

Texto e imagem: Cecom/Blumenau.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 8 de junho de 2016, às 13:09 por Nicole Trevisol.