Câmpus Blumenau realiza II Coding Dojo

codingdojo-CAB-2O Câmpus Blumenau realizou no dia 13/06 o II Coding Dojo – Friday the 13th Edition, com a participação dos estudantes dos segundos e terceiros anos do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. O Coding Dojo é um encontro de programadores, tanto novatos quanto experientes, no qual um problema é resolvido de forma colaborativa, usando uma linguagem de programação.

Neste 2º encontro, o Codingo Dojo foi realizado na modalidade Randori Kata, onde são definidos três papéis: o piloto, que opera o computador tentando resolver o problema; o copiloto, que fica ao lado do piloto auxiliando na resolução do problema e a plateia que observa. Piloto e copiloto devem explicar constantemente o que estão fazendo. A cada 5 minutos, trocam-se os papéis. O piloto vai para a plateia, o copiloto torna-se piloto e alguém da plateia assume o papel de copiloto.

O problema proposto foi o FizzBuzz, uma brincadeira americana usada para ensinar divisão, adaptada para a área da lógica de programação. Neste problema, os números são contados até 100. No entanto, múltiplos de 3 são substituídos pela palavra “Fizz”, “Buzz” substitui múltiplos de 5 e múltiplos de 15 dão lugar a palavra “FizzBuzz”.

Os alunos tiveram que aplicar conceitos de desenvolvimento como Test Driven DevelopmentPair Programming e utilizaram a linguagem de programação Lua, até então não vista no curso.

Como é de praxe, ao final levantam-se os pontos positivos e negativos quanto ao evento, visando melhorar a cada Coding Dojo.

Pontos Fortes Pontos Fracos
O Dojo foi divertido Momentos de muita conversa
Aprendemos um pouco de Lua Faltou um pouco mais de explicação dos pilotos e copilotos
Lua é legal e é Brasileira A rede caiu no final atrapalhando o andamento do Dojo
Teve Coca-cola Não teve comida
Participação foi boa Faltou um pouco mais de organização de quem participou
Resolvemos o problema Faltou tempo para fazer o outro kata
Prof. Rodacki deu ponto positivo para a sua turma 🙂 Prof. Valdir não deu ponto positivo para a sua turma 🙁
Macbook é maneiro! Prof. Valdir tem inveja de macbook 😛
Mateus é humilde o suficiente para reconhecer seus erros (^_^) Mateus mentiu dizendo que ía trazer comida ヽ( `0´)ノ

Equipe Coding Dojo IFC Câmpus Blumenau

Valdir Stumm Jr. – valdir.stumm@blumenau.ifc.edu.br

Paulo César Rodacki Gomes – paulo.rodacki@blumenau.ifc.edu.br

Mateus Moraes Bueno – mateus.bueno@blumenau.ifc.edu.br

Michel Pavan Macedo – michelpm@gmail.com

codingdojo-CAB-4 codingdojo-CAB-3  codingdojo-CAB-5codingdojo-CAB-1

* Fotos e Texto: CECOM/Blumenau.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 9 de julho de 2014, às 17:40 por Nicole Trevisol.