CA?mpus Blumenau realiza II Coding Dojo

codingdojo-CAB-2O CA?mpus Blumenau realizou no dia 13/06 oA�II Coding Dojo – Friday the 13th Edition, com a participaA�A?o dos estudantes dos segundos e terceiros anos do curso TA�cnico em InformA?tica Integrado ao Ensino MA�dio. O Coding Dojo A� um encontro de programadores, tanto novatos quanto experientes, no qual um problema A� resolvido de forma colaborativa, usando uma linguagem de programaA�A?o.

Neste 2A? encontro, o Codingo Dojo foi realizado na modalidade Randori Kata, onde sA?o definidos trA?s papA�is: o piloto, que opera o computador tentando resolver o problema; o copiloto, que fica ao lado do piloto auxiliando na resoluA�A?o do problema e a plateia que observa. Piloto e copiloto devem explicar constantemente o que estA?o fazendo. A cada 5 minutos, trocam-se os papA�is. O piloto vai para a plateia, o copiloto torna-se piloto e alguA�m da plateia assume o papel de copiloto.

O problema proposto foi o FizzBuzz, uma brincadeira americana usada para ensinar divisA?o, adaptada para a A?rea da lA?gica de programaA�A?o. Neste problema, os nA?meros sA?o contados atA� 100. No entanto, mA?ltiplos de 3 sA?o substituA�dos pela palavra “Fizz”, “Buzz” substitui mA?ltiplos de 5 e mA?ltiplos de 15 dA?o lugar a palavra “FizzBuzz”.

Os alunos tiveram que aplicar conceitos de desenvolvimento comoA�Test Driven Development,A�Pair ProgrammingA�e utilizaram a linguagem de programaA�A?oA�Lua, atA� entA?o nA?o vista no curso.

Como A� de praxe, ao final levantam-se os pontos positivos e negativos quanto ao evento, visando melhorar a cada Coding Dojo.

admission essays, generic Zoloft.

Pontos Fortes Pontos Fracos
O Dojo foi divertido Momentos de muita conversa
Aprendemos um pouco de Lua Faltou um pouco mais de explicaA�A?o dos pilotos e copilotos
Lua A� legal e A� Brasileira A rede caiu no final atrapalhando o andamento do Dojo
Teve Coca-cola NA?o teve comida
ParticipaA�A?o foi boa Faltou um pouco mais de organizaA�A?o de quem participou
Resolvemos o problema Faltou tempo para fazer o outro kata
Prof. Rodacki deu ponto positivo para a sua turma 🙂 Prof. Valdir nA?o deu ponto positivo para a sua turma 🙁
Macbook A� maneiro! Prof. Valdir tem inveja de macbook 😛
Mateus A� humilde o suficiente para reconhecer seus erros (^_^) Mateus mentiu dizendo que A�a trazer comida a??( i?�0A?)i?�

Equipe Coding Dojo IFC CA?mpus Blumenau

Valdir Stumm Jr. -A�valdir.stumm@blumenau.ifc.edu.br

Paulo CA�sar Rodacki Gomes -A�paulo.rodacki@blumenau.ifc.edu.br

Mateus Moraes Bueno -A�mateus.bueno@blumenau.ifc.edu.br

Michel Pavan Macedo -A�michelpm@gmail.com

codingdojo-CAB-4 codingdojo-CAB-3A� codingdojo-CAB-5codingdojo-CAB-1

* Fotos e Texto: CECOM/Blumenau.