Campus instala equipamento para medir poluiA�A?o do ar

amostrador-de-partA�culasO projeto de pesquisa a�?Monitoramento da A?gua de chuva e Material Particulado (MP) atmosfA�ricoa�?, desenvolvido por alunos do Instituto Federal Catarinense (IFC) a�� CampusA�CamboriA?, conta agora com o auxA�lio do Amostrador de Grandes Volumes (AGV-PM10) para medir a concentraA�A?o de partA�culas de pA?, poeira ou fuligem em suspensA?o na atmosfera. De acordo com o professor Leonardo Hoinaski, o equipamento possibilita verificar a presenA�a de material particulado inalA?vel no ar, sendo este um poluente que influencia diretamente na qualidade de vida e nos ecossistemas.

graduate thesis, generic clomid.

a�?A parcela mais grosseira do material particulado fica retida no nariz e na garganta, jA? a parte mais fina, conhecida como partA�culas inalA?veis ou MP10 (Material Particulado com diA?metro aerodinA?mico menor que 10 micrA?metros), pode causar danos ao aparelho respiratA?rio, provocandoA�efeitos crA?nicos como doenA�as respiratA?rias, cardA�acas e cA?ncer. As pessoas que permanecem em locais muito poluA�dos por partA�culas inalA?veis sA?o mais vulnerA?veis a doenA�as de forma gerala�?, destacou o professor.

Sobre o equipamento

O AGV-PM10 foi cedido para o campus pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em um parceria com o LaboratA?rio de Controle da Qualidade do Ar (LCQAr), supervisionado pelo professor Henrique de Melo Lisboa. Segundo Hoinaski, a parceria amplia a rede de monitoramento jA? implementada pela UFSC, em FlorianA?polis. a�?SA?o poucos os locais que possuem esta mediA�A?o. AtA� mesmo a FundaA�A?o do Meio Ambiente (FATMA) nA?o o faz, sendo, assim, um procedimento importante que serA? realizado pelo IFCa�?, afirmou.

O equipamento foi instalado pelo professor Leonardo Hoinaski, com a colaboraA�A?o do setor de infraestrutura do campus, do curso TA�cnico em Controle Ambiental, do NA?cleo de GestA?o Ambiental (NGA) e dos alunos da turma CA 15 (Victor Pinheiro, Beatriz Faga, Daniel Caldas de Oliveira, Murilo Guglielmetto Figueiredo, Luan Jorjan Alves e Laura Muller Valente).

Texto e imagem: CECOM/CamboriA?.