Campus Rio do Sul recebe índios da aldeia Fulni-ô

O Instituto Federal Catarinense – Campus Rio do Sul recebeu, na tarde de 4 de maio, integrantes do Grupo de Dança Indígena Ooyá Dmanedowá, representantes da tribo Fulni-ô da cidade de Águas Belas, Pernambuco. É o único grupo do nordeste brasileiro que manteve viva e ativa a própria língua, o Ia-tê. A língua é considerada sagrada e representa o principal instrumento de identidade de seu povo.

O índio Tathxya Fulni-ô, que veio a Rio do Sul pelo segundo ano consecutivo, salienta que a difusão da cultura é fundamental para continuidade das ações da tribo. Além de contribuir financeiramente, a visita em outros estados pretende ampliar o conhecimento dos jovens sobre o índio.

A aluna, do primeiro ano do curso técnico em agropecuária, Evellynn Bianca das Neves D. Liz, comentou que essa foi a primeira vez que teve contato com a cultura indígena. “Foi emocionante conhecer seus costumes e ver a dança sagrada. Fiquei empolgada com as atividades que desenvolvem na tribo”, comentou ela.

A visita e apresentação indígena fazem parte das atividades desenvolvidas pelo setor de ensino do IFC de Rio do Sul, no projeto denominado Estudo, Lazer e Orientação (ELO), que ocorre nas quartas-feiras. Neste projeto, os estudantes podem participar de oficinas, palestras, estudos dirigidos e outras atividades voltadas ao ensino, pesquisa ou extensão.

Texto e imagens: CECOM/Rio do Sul.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 11 de maio de 2016, às 16:26 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).