Campus Rio do Sul recebe A�ndios da aldeia Fulni-A?

O Instituto Federal Catarinense – Campus Rio do Sul recebeu, na tarde de 4 de maio, integrantes do Grupo de DanA�a IndA�gena OoyA? DmanedowA?, representantes da tribo Fulni-A? da cidade de A?guas Belas, Pernambuco. A� o A?nico grupo do nordeste brasileiro que manteve viva e ativa a prA?pria lA�ngua, o Ia-tA?. A lA�ngua A� considerada sagrada e representa o principal instrumento de identidade de seu povo.

compare and contrast essay, cheap lioresal.

O A�ndio Tathxya Fulni-A?, que veio a Rio do Sul pelo segundo ano consecutivo, salienta que a difusA?o da cultura A� fundamental para continuidade das aA�A�es da tribo. AlA�m de contribuir financeiramente, a visita em outros estados pretende ampliar o conhecimento dos jovens sobre o A�ndio.

A aluna, do primeiro ano do curso tA�cnico em agropecuA?ria, Evellynn Bianca das Neves D. Liz, comentou que essa foi a primeira vez que teve contato com a cultura indA�gena. a�?Foi emocionante conhecer seus costumes e ver a danA�a sagrada. Fiquei empolgada com as atividades que desenvolvem na triboa�?, comentou ela.

A visita e apresentaA�A?o indA�gena fazem parte das atividades desenvolvidas pelo setor de ensino do IFC de Rio do Sul, no projeto denominado Estudo, Lazer e OrientaA�A?o (ELO), que ocorre nas quartas-feiras. Neste projeto, os estudantes podem participar de oficinas, palestras, estudos dirigidos e outras atividades voltadas ao ensino, pesquisa ou extensA?o.

Texto e imagens: CECOM/Rio do Sul.