Campus Santa Rosa do Sul promove 1ª Agrotec

O Instituto Federal Catarinense, Campus Santa Rosa do Sul, promoveu a primeira edição da Exposição Tecnológica da Agricultura Familiar (Agrotec) com o tema “aprender a fazer fazendo”. O evento foi realizado no dia 7 de outubro e ocorreu em conjunto com a reunião de pais. A organização do evento estima que mais de 600 pessoas participaram da atividade, entre pais, estudantes, servidores, egressos e demais membros da comunidade.

A Agrotec foi criada para suprir os anseios da comunidade por uma exposição que apresentasse o conhecimento ao público de forma expositiva, prática e humana. O evento teve como objetivo expor as atividades executadas dentro e fora do campus, que potencializam a melhoria dos processos produtivos locais e também oportunizam a integração entre os estudantes, egressos, servidores, agricultores e os pais, para socialização de práticas e experiências.

O evento iniciou com a palestra do engenheiro agrônomo, mestre em Extensão Rural e gerente regional da EPAGRI de Araranguá, Reginaldo Guellere, com o tema Conhecimento para Produção de Alimentos. Em seguida, foi realizada a reunião de pais e servidores. Logo depois, todos foram convidados a prestigiar os estandes nos “Caminhos do Conhecimento”.

Nesta primeira edição, foram 49 atividades apresentadas em forma de estandes, as quais trataram sobre diversos assuntos da área técnica como: Apicultura, Meliponicultura, Agrostologia, Agroindústria, Fruticultura, Bovinocultura de Leite, Olericultura, Piscicultura, produção de grãos, Agroecologia, Cunicultura, Mecanização, Acoplania, plantas medicinais e opções de cultivo. Além disso, aconteceram ações do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE), do MUSEU, apresentações culturais e divulgação dos cursos Técnico em Agropecuária e Engenharia Agronômica, e qualificação profissional em Agricultura Familiar com ênfase em Paisagismo.

Os participantes tiveram a oportunidade de trocar informações com os estudantes e servidores nas áreas de seu interesse expostas no Agrotec. Assim, por meio da troca de experiências, os agricultores e participantes trouxeram demandas para o desenvolvimento de novas atividades na execução de projetos de ensino, pesquisa e extensão, as quais poderão ser apresentadas na próxima edição em 2018.

A Comissão Organizadora do Agrotec e a Direção-Geral do IFC Campus Santa Rosa do Sul agradecem a participação de todos os envolvidos na organização e execução deste evento e sentem-se muito orgulhosos por terem aberto a instituição a todos, plantando, simbolicamente, a semente do evento em uma terra fértil, que será cultivada pela mãos de todos os membros da comunidade do IFC.

Fonte: Campus Santa Rosa do Sul.

Esta notícia foi editada na segunda-feira, 23 de outubro de 2017, às 11:44 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).