Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Capes promove treinamento online sobre Portal de Periódicos

Em junho, a Capes ampliou, para todas as instituições participantes do Portal de Periódicos, o acesso unificado ao conteúdo assinado – até então, somente algumas entidades participavam de um projeto-piloto que antecedeu o processo definitivo. A iniciativa orienta os usuários a realizarem suas pesquisas diretamente na biblioteca virtual, descartando a possibilidade de apurar links do Portal em sites de busca ou entrar diretamente nas páginas dos editores. O acesso aos conteúdos será garantido pelo reconhecimento de IP (Internet Protocol), desde que o usuário inicie sua busca a partir do endereço www.periodicos.capes.gov.br.

Uma das melhores formas de esclarecer as dúvidas acerca do acesso unificado é participando do treinamento online para uso do Portal de Periódicos. Além de ampliar os conhecimentos relacionados aos recursos e materiais oferecidos, a capacitação possibilita ao pesquisador perceber, entre outros pontos, que nenhum conteúdo foi removido – muito pelo contrário, a Capes já confirmou que o acervo foi mantido para 2016 e segue negociando com os editores para mantê-lo em 2017.

O processo de unificação de acesso visa à segurança da informação, além de evitar o uso indevido dos conteúdos assinados, protegendo, inclusive, os autores de artigos científicos e de outros materiais. A ação também tem como objetivo fomentar ainda mais o uso do Portal de Periódicos, reforçando sua importância perante a comunidade acadêmico-científica brasileira. Para entender melhor as finalidades do acesso unificado, leia este Comunicado.

O treinamento online é gratuito e aberto a todos os usuários vinculados a mais de 430 instituições brasileiras. A agenda da capacitação é dividida por áreas do conhecimento, como forma de otimizar o tempo dos participantes. Para solicitar inscrição, é necessário fazer login no “Meu Espaço” e, em seguida, selecionar a turma na área de Treinamentos. Também é possível visualizar o calendário clicando no banner disposto na página inicial do Portal.

Até 2015, a capacitação era presencial, exigindo o deslocamento dos participantes e dos profissionais para ministrar as aulas, entre diversos outros custos. Desde fevereiro de 2016, a Capes vem utilizando uma tecnologia desenvolvida pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) para ministrar os treinamentos virtualmente. Os benefícios são inúmeros. Segundo a Diretora de Bolsas e Programas no País da Capes, Mercedes Bustamante, “além de atender a um maior número de usuários, o ambiente virtual possibilita diminuir ainda mais as diferenças regionais”.

Os números registrados até agora também são relevantes. Entre fevereiro e maio, foram contabilizadas 80 turmas, com 2989 participantes, sendo que, em 2015, foram realizados 38 treinamentos presenciais durante todo o ano, alcançando 4152 pessoas capacitadas no uso das ferramentas e bases de dados disponibilizadas. “Os treinamentos online visam expandir o uso do Portal de Periódicos. Utilizando a tecnologia da RNP, é possível promover encontros mais eficazes com a finalidade de atingir de forma mais incisiva as regiões mais carentes de capacitação”, ressalta Bustamante.

Durante cada curso, é possível enviar perguntas por chat para esclarecer pontos relacionados ao uso do Portal. Entretanto, há um canal de comunicação disponível para obter outras informações sobre os treinamentos: treinamento.periodicos@capes.gov.br. Em caso de dúvidas sobre o acesso unificado, o usuário pode direcionar seus questionamentos para a equipe do Portal pelo e-mail acessoperiodicos@capes.gov.br.

 

Texto: Alice Oliveira dos Santos/Capes.

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 29 de junho de 2016, às 15:51 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).

Últimas notícias: