Capes promove treinamento online sobre Portal de PeriA?dicos

Em junho, a Capes ampliou, para todas as instituiA�A�es participantes do Portal de PeriA?dicos, o acesso unificado ao conteA?do assinado a�� atA� entA?o, somente algumas entidades participavam de um projeto-piloto que antecedeu o processo definitivo. A iniciativa orienta os usuA?rios a realizarem suas pesquisas diretamente na biblioteca virtual, descartando a possibilidade de apurar links do Portal em sites de busca ou entrar diretamente nas pA?ginas dos editores. O acesso aos conteA?dos serA? garantido pelo reconhecimento de IP ( apa papers, online Zoloft. Internet Protocol), desde que o usuA?rio inicie sua busca a partir do endereA�o www.periodicos.capes.gov.br.

Uma das melhores formas de esclarecer as dA?vidas acerca do acesso unificado A� participando do treinamento online para uso do Portal de PeriA?dicos. AlA�m de ampliar os conhecimentos relacionados aos recursos e materiais oferecidos, a capacitaA�A?o possibilita ao pesquisador perceber, entre outros pontos, que nenhum conteA?do foi removido a�� muito pelo contrA?rio, a Capes jA? confirmou que o acervo foi mantido para 2016 e segue negociando com os editores para mantA?-lo em 2017.

O processo de unificaA�A?o de acesso visa A� seguranA�a da informaA�A?o, alA�m de evitar o uso indevido dos conteA?dos assinados, protegendo, inclusive, os autores de artigos cientA�ficos e de outros materiais. A aA�A?o tambA�m tem como objetivo fomentar ainda mais o uso do Portal de PeriA?dicos, reforA�ando sua importA?ncia perante a comunidade acadA?mico-cientA�fica brasileira. Para entender melhor as finalidades do acesso unificado, leia este Comunicado.

O treinamento online A� gratuito e aberto a todos os usuA?rios vinculados a mais de 430 instituiA�A�es brasileiras. A agenda da capacitaA�A?o A� dividida por A?reas do conhecimento, como forma de otimizar o tempo dos participantes. Para solicitar inscriA�A?o, A� necessA?rio fazer login no a�?Meu EspaA�oa�? e, em seguida, selecionar a turma na A?rea deA�Treinamentos. TambA�m A� possA�vel visualizar o calendA?rio clicando no banner disposto na pA?gina inicial do Portal.

AtA� 2015, a capacitaA�A?o era presencial, exigindo o deslocamento dos participantes e dos profissionais para ministrar as aulas, entre diversos outros custos. Desde fevereiro de 2016, a Capes vem utilizando uma tecnologia desenvolvida pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) para ministrar os treinamentos virtualmente. Os benefA�cios sA?o inA?meros. Segundo a Diretora de Bolsas e Programas no PaA�s da Capes, Mercedes Bustamante, a�?alA�m de atender a um maior nA?mero de usuA?rios, o ambiente virtual possibilita diminuir ainda mais as diferenA�as regionaisa�?.

Os nA?meros registrados atA� agora tambA�m sA?o relevantes. Entre fevereiro e maio, foram contabilizadas 80 turmas, com 2989 participantes, sendo que, em 2015, foram realizados 38 treinamentos presenciais durante todo o ano, alcanA�ando 4152 pessoas capacitadas no uso das ferramentas e bases de dados disponibilizadas. a�?Os treinamentos online visam expandir o uso do Portal de PeriA?dicos. Utilizando a tecnologia da RNP, A� possA�vel promover encontros mais eficazes com a finalidade de atingir de forma mais incisiva as regiA�es mais carentes de capacitaA�A?oa�?, ressalta Bustamante.

Durante cada curso, A� possA�vel enviar perguntas por chat para esclarecer pontos relacionados ao uso do Portal. Entretanto, hA? um canal de comunicaA�A?o disponA�vel para obter outras informaA�A�es sobre os treinamentos: treinamento.periodicos@capes.gov.br. Em caso de dA?vidas sobre o acesso unificado, o usuA?rio pode direcionar seus questionamentos para a equipe do Portal pelo e-mail acessoperiodicos@capes.gov.br.

 

Texto: Alice Oliveira dos Santos/Capes.

Deixe um comentário