CECOM lança Manual de Orientações para uso de Mídias Sociais

logo_cecomA Coordenação-Geral de Comunicação (CECOM) lançou esta semana o Manual de Orientação para Uso de Mídias Sociais pelas CECOMs do IFC. O documento está disponível para consulta na página da CECOM, em Manuais e Guias: http://cecom.ifc.edu.br/manuais-e-guias/.

O documento foi elaborado por um grupo de trabalho, constituído pela Portaria nº 435/2015, de 25 de fevereiro de 2015, e composto pelos jornalistas Marília Massochin (Câmpus Camboriú), Nanachara Carolina Sperb (Câmpus Concórdia) e Wagner Guilherme Lenhardt (Câmpus Luzerna).

Neste Manual encontram-se informações que justificam a existência dos perfis e permanência nas mídias sociais, princípios gerais de conduta para atuação nas redes sociais online, critérios de noticiabilidade, produção de conteúdo, formatação das publicações, periodicidade, tom de voz, monitoramento e respostas ao público. Conforme aponta Lenhardt, o GT partiu do princípio de que o uso de mídias sociais em instituições, tanto públicas quanto privadas, pode ser benéfico para os seus públicos. “Por isso, é preciso que o gerenciamento desses canais seja feito por equipes qualificadas dentro do escopo da comunicação institucional”, diz.

Segundo o GT, este primeiro Manual está destinado aos servidores que atuam nas CECOMs. A partir do segundo semestre, os membros retomarão o debate com o objetivo de criar manuais e orientações necessárias aos servidores, estudantes, etc. O foco primordial destas ações está em organizar e profissionalizar a atuação do IFC nas mídias sociais.

“O primeiro Manual servirá de parâmetro para as CECOMs do IFC trabalharem de forma alinhada às diretrizes de uso desses canais. Buscamos inspiração no que já existia de comum acordo entre as CECOMs e também outras práticas vindas de fontes como a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Com este primeiro documento feito, teremos subsídios para a produção do segundo, que será voltado especificamente para servidores e alunos do IFC”, finaliza Wagner.

Confira o Manual de Orientação para Uso de Mídias Sociais pelas CECOMs do IFC e outras informações sobre a CECOM em http://cecom.ifc.edu.br/.

* Texto e imagem: CECOM/Reitoria.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 8 de julho de 2015, às 14:23 por Nicole Trevisol.