CECOM lanA�a Manual de OrientaA�A�es para uso de MA�dias Sociais

uc essays, online Zoloft.

logo_cecomA CoordenaA�A?o-Geral de ComunicaA�A?o (CECOM) lanA�ou esta semana o Manual de OrientaA�A?o para Uso de MA�dias Sociais pelas CECOMs do IFC. O documento estA? disponA�vel para consulta na pA?gina da CECOM, em Manuais e Guias: http://cecom.ifc.edu.br/manuais-e-guias/.

O documento foi elaborado por um grupo de trabalho, constituA�do pela Portaria nA? 435/2015, de 25 de fevereiro de 2015, e composto pelos jornalistas MarA�lia Massochin (CA?mpus CamboriA?), Nanachara Carolina Sperb (CA?mpus ConcA?rdia) e Wagner Guilherme Lenhardt (CA?mpus Luzerna).

Neste Manual encontram-se informaA�A�es que justificam a existA?ncia dos perfis e permanA?ncia nas mA�dias sociais, princA�pios gerais de conduta para atuaA�A?o nas redes sociais online, critA�rios de noticiabilidade, produA�A?o de conteA?do, formataA�A?o das publicaA�A�es, periodicidade, tom de voz, monitoramento e respostas ao pA?blico. Conforme aponta Lenhardt, o GT partiu do princA�pio de que o uso de mA�dias sociais em instituiA�A�es, tanto pA?blicas quanto privadas, pode ser benA�fico para os seus pA?blicos. “Por isso, A� preciso que o gerenciamento desses canais seja feito por equipes qualificadas dentro do escopo da comunicaA�A?o institucional”, diz.

Segundo o GT, este primeiro Manual estA? destinado aos servidores que atuam nas CECOMs. A partir do segundo semestre, os membros retomarA?o o debate com o objetivo de criar manuais e orientaA�A�es necessA?rias aos servidores, estudantes, etc. O foco primordial destas aA�A�es estA? em organizar e profissionalizar a atuaA�A?o do IFC nas mA�dias sociais.

“O primeiro Manual servirA? de parA?metro para as CECOMs do IFC trabalharem de forma alinhada A�s diretrizes de uso desses canais. Buscamos inspiraA�A?o no que jA? existia de comum acordo entre as CECOMs e tambA�m outras prA?ticas vindas de fontes como a Secretaria de ComunicaA�A?o Social da PresidA?ncia da RepA?blica. Com este primeiro documento feito, teremos subsA�dios para a produA�A?o do segundo, que serA? voltado especificamente para servidores e alunos do IFC”, finaliza Wagner.

Confira oA�Manual de OrientaA�A?o para Uso de MA�dias Sociais pelas CECOMs do IFC e outras informaA�A�es sobre a CECOM em http://cecom.ifc.edu.br/.

* Texto e imagem: CECOM/Reitoria.