CNPq divulga abertura da Chamada 2016 para bolsas PQ e DT

O Conselho Nacional de Desenvolvimento CientA�fico e TecnolA?gico (CNPq) divulga o lanA�amento da Chamada para seleA�A?o das Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) e de Desenvolvimento TecnolA?gico e ExtensA?o Inovadora (DT). A� a primeira vez que essas modalidades sA?o disponibilizadas por meio de chamada pA?blica. Tradicionalmente, elas eram selecionadas a partir de um calendA?rio anual do CNPq.

O prazo para inscriA�A?o vai atA� o dia 12 de agosto, e a data de divulgaA�A?o dos resultados ocorrerA? na segunda quinzena de janeiro de 2017.

Para as bolsas PQ, estA? previsto um investimento total de R$ 165 milhA�es, e para as DT, de R$ 9,5 milhA�es, oriundos do orA�amento do CNPq, de acordo com a disponibilidade orA�amentA?ria e financeira da AgA?ncia.

O pesquisador deve possuir tA�tulo de doutor ou perfil tecnolA?gico equivalente; ser brasileiro ou estrangeiro com situaA�A?o regular no paA�s; dedicar-se A�s atividades constantes de seu pedido de bolsa; poderA? ser aposentado, desde que mantenha atividades acadA?mico-cientA�ficas e tecnolA?gicas oficialmente vinculadas a instituiA�A�es de pesquisa e ensino.

As propostas devem ser transmitidas ao CNPq, exclusivamente via internet, por meio do FormulA?rio de PropostasA�online, disponA�vel na Plataforma Carlos Chagas, atA� as 23h59min da data limite.

owl apa formatting, purchase dapoxetine.

Produtividade em Pesquisa

As Bolsas PQ sA?o concedidas para pesquisadores de todas as A?reas do conhecimento, com o objetivo de distinguir seu trabalho e valorizar sua produA�A?o. Entre os critA�rios para a concessA?o estA?o a produA�A?o cientA�fica, a participaA�A?o na formaA�A?o de recursos humanos e a efetiva contribuiA�A?o para a A?rea de pesquisa.

Veja a Chamada na A�ntegra para essa modalidade.

Desenvolvimento TecnolA?gico

As bolsas DT tA?m como finalidade distinguir o pesquisador doutor, valorizando sua produA�A?o em desenvolvimento tecnolA?gico e inovaA�A?o. Entre os critA�rios estA?o: ser titulado hA? pelo menos trA?s anos, ter um bom e crescente histA?rico de formaA�A?o de recursos humanos, produA�A?o e transferA?ncia de tecnologia, e um projeto de pesquisa inovador.

Veja a chamada na A�ntegra para essa modalidade.

*Texto: CoordenaA�A?o de ComunicaA�A?o Social do CNPq.

Deixe um comentário