ComputaA�A?o grA?fica pode ser uma tarefa divertida

Videira River Raid1Durante as aulas de computaA�A?o grA?fica, os alunos do Curso Superior de CiA?ncia da ComputaA�A?o do IFC Videira aprendem de maneira eficaz e divertida. A computaA�A?o grA?fica A� a base sobre a qual muitos outros campos da ciA?ncia da computaA�A?o sA?o construA�dos, principalmente aqueles relacionados ao tratamento de imagens, portanto seu estudo A� necessA?rio para entender as formas de representaA�A?o de dados e informaA�A?o, bem como nas formas de recriar o mundo real computacionalmente.

new movie reviews, order dapoxetine.

Na grade curricular do curso, este componente A� ofertado para os alunos da 5A? fase, que curiosos para desmistificar o assunto e assimilar conceitos, decidiram fazer um remake do clA?ssico jogo de vA�deo game a�?River Raida�? da empresa Activision, lanA�ado em 1982 por Carol Shaw, uma das poucas mulheres programadoras de jogos dos anos 80

Videira River Raid2Durante a produA�A?o do aplicativo, os alunos optaram por manter o jogo em 2D mesmo depois de se apropriarem de modernas tA�cnicas envolvendo 3D, e iluminaA�A?o durante suas aulas.
Tal como foi em sua A�poca, o River Raid desenvolvido no cA?mpus nA?o faz uso de nenhuma ferramenta de modelagem, ou motor de jogos, consumindo assim por volta de 3000 linhas de cA?digo.

Segundo os professores Marcelo Massocco Cendron e Wagner Mariani a�?no segundo semestre de 2015, serA? ofertado o componente curricular optativo de programaA�A?o para jogos, desta vez utilizando o moderno motor de jogos Unit 3d, esperamos que nossos acadA?micos nos tragam outras novidades ao final do ano.a�?

O projeto A� desenvolvido pelos acadA?micos, Eliton Tiago Guzi Guarnieri, Jeferson JosA� Schneider Boesing, Leonardo Lopes de Albuquerque, Marlene Aparecida Luzzi Baldissera, Rafael Alves Vidal, Ricardo Petroli, Silmar Magnagnagno Alberti e Taynara Cerigueli Dutra. As diversas versA�es deste remake do clA?ssico jogo dos anos 80 estA?o disponA�veis no link abaixo e serA?o apresentadas na IV ediA�A?o da Feira de IniciaA�A?o CientA�fica e ExtensA?o, que acontece nas dependA?ncias do IFC Videira nos dias 15 e 16 de setembro de 2015.

* Texto e imagens: CECOM/Videira.