Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Concórdia convida para inauguração de Cemitério Caboclo

concordia-1O IFC – Campus Concórdia, juntamente ao SESC, convidam todos os servidores para participarem da cerimônia de inauguração do Primeiro Cemitério Caboclo de Concórdia, que será realizada no dia 24 de outubro, às 9h, no Auditório Central do IFC – Campus Concórdia. Após a cerimônia, será realizada uma caminhada até o cemitério, onde os adolescentes contarão brevemente a história do local.

O projeto de revitalização do Cemitério, localizado no Campus Concórdia, tem como objetivo principal oportunizar o acesso à história local, através da visitação guiada ao Primeiro Cemitério Caboclo do Município de Concórdia, estimulando o turismo social. A revitalização desse cemitério foi realizada por um grupo de alunos do campus, em parceria com o SESC, como parte integrante do Projeto Liderança Comunitária.
Na execução do projeto, foi realizada a limpeza nos arredores do cemitério, o planejamento paisagístico, a pintura das cruzes, a recolocação de pedras nos túmulos. Os encontros também foram destinados à formação dos guias turísticos, nos quais foram realizadas pesquisas na biblioteca do campus, sessões de cinema com filmes sobre a história do Contestado e aulas de história com professores que já realizaram pesquisa sobre o assunto e exploraram o cemitério.A data para inauguração do espaço foi definida em razão da Semana do Contestado, sendo que a Guerra do Contestado teve início em 22 de outubro de 1912, e, em 20 de outubro de 1916, foi assinado o acordo de limites Paraná – Santa Catarina.

*Texto e foto: Cecom/Concórdia.
Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 19 de outubro de 2016, às 20:05 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).

Últimas notícias: