Concórdia recebe Molion, referência mundial em climatologia

molion 1O IFC Câmpus Concórdia recebeu ontem, 8 de outubro, o professor PhD Luiz Carlos Baldicero Molion para uma palestra na Semana Acadêmica das Licenciaturas – Matemática e Física. Molion palestrou sobre “Aquecimento global – verdades, mitos e perspectivas”, com base em estudos científicos e no conhecimento adquirido ao longo da carreira acadêmica.

Molion, referência em climatologia, fez uma palestra sobre um tema de interesse de toda a comunidade, as mudanças climáticas. Segundo ele, as teorias sobre aquecimento global e elevação do nível dos mares são contraditórias, já que, conforme estudos realizados, o planeta passa por diversos ciclos e eras, com mudanças de temperatura em diversas ocasiões. Diz ainda que muitas vezes, tanto na academia quanto na mídia, há mais preocupação em difundir ideias de que a humanidade influencia o clima, ao invés de entender as causas naturais que o fazem variar. Além dos estudos de nível mundial, Molion apresentou dados sobre a temperatura e o clima na região de Concórdia desde 1948 até os dias atuais, fazendo projeções para as próximas estações.

Atualmente, Molion é professor associado na Universidade Federal do Alagoas. Possui graduação em Física (USP), PhD em Metereologia (University of Wisconsin), pós-doutorado em Hidrologia de Florestas (Institute of Hydrology, UK), fellow do Wissenschftskolleg zu Berlin, Alemanha, é pesquisador sênior aposentado do INPE/MCT, professor visitante da Western Michigan University; professor de pós graduação da Universidade de Évora, Portugal, entre outros prêmios e títulos que possui.

A Semana Acadêmica das Licenciaturas do IFC Concórdia / Física e Matemática iniciou no dia 7 de outubro e se estende até o dia 14, com programação envolvendo temas de interesse dos estudantes, profissionais da área e comunidade em geral. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (49) 3441-4892, com os professores da área.

* Texto e foto: CECOM/Concórdia.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 9 de outubro de 2013, às 17:34 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).