Congresso Catarinense de Ciências da Computação promoveu debate sobre tecnologias em Rio do Sul

4C1No dia 29 de junho, alunos, servidores e autoridades participaram da abertura do 4º Congresso Catarinense de Ciências da Computação (4C), organizado às 8h30 no auditório da Unidade Urbana do Instituto Federal Catarinense (IFC) Câmpus Rio do Sul. Na solenidade de abertura, o diretor-geral do Câmpus Rio do Sul, Oscar Emílio Hartmann, salientou a importância de fomentar a pesquisa na área de tecnologia. Após a solenidade, foi ministrada uma palestra com o ex-presidente da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), Rui Gonçalves, com o tema “Sistemas de Inovação em Santa Catarina”.
Ainda no período matutino, às 10h, os alunos assistiram a outra palestra, esta relativa a Tecnologias Computacionais Aplicadas na Educação: Experiências com Robóticas e Games, apresentada pela Professora de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Câmpus de Araranguá, Eliane Prozzebon. O congresso teve como objetivo integrar os acadêmicos e professores que atuam em pesquisas nas várias instituições de ensino no sul do país.

TRABALHOS

4C2Na parte da tarde, iniciou-se as apresentações de artigos e exposições de banners. Segundo o acadêmico da terceira fase de bacharelado em Ciências da Computação, Lucas G. Varella, o congresso fomenta a criação de pequenos investidores e promove o crescimento regional na área da tecnologia de informação. “É grande a importância de eventos como esse, que proporcionam  aos acadêmicos estarem  inseridos nas inovações do setor”, diz.
O professor Daniel Gomes Soares, que ministra diversas disciplinas na computação, enfatizou a participação dos acadêmicos no evento, que não mediram esforços para apresentarem suas pesquisas. “Tivemos 26 apresentação orais pelos estudantes e mais 25 banners de projetos expostos, que demonstram o interesse dos jovens pesquisadores na área da Tecnologia da Informação e Comunicação”.
O evento reuniu centenas de participantes e integrou os alunos do curso técnico integrado ao ensino médio com os alunos do curso superior, além de ter proporcionado um conhecimento em diferentes especialidades da computação, como a Computação Quântica, sistemas de apoio a aprendizagem, robótica, fotografia e imagens, entre outras. O próximo evento ocorre em 2016, em data ainda a ser confirmada.

* Texto e fotos: CECOM/Rio do Sul.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 8 de julho de 2015, às 13:02 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).