Congresso Catarinense de CiA?ncias da ComputaA�A?o promoveu debate sobre tecnologias em Rio do Sul

4C1No dia 29 de junho, alunos, servidores e autoridades participaram da abertura do 4A? Congresso Catarinense de CiA?ncias da ComputaA�A?o (4C), organizado A�s 8h30 no auditA?rio da Unidade Urbana do Instituto Federal Catarinense (IFC) CA?mpus Rio do Sul. Na solenidade de abertura, o diretor-geral do CA?mpus Rio do Sul, Oscar EmA�lio Hartmann, salientou a importA?ncia de fomentar a pesquisa na A?rea de tecnologia. ApA?s a solenidade, foi ministrada uma palestra com o ex-presidente da AssociaA�A?o Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), Rui GonA�alves, com o tema “Sistemas de InovaA�A?o em Santa Catarina”.
Ainda no perA�odo matutino, A�s 10h, os alunos assistiram a outra palestra, esta relativa a Tecnologias Computacionais Aplicadas na EducaA�A?o: ExperiA?ncias com RobA?ticas e Games, apresentada pela Professora de graduaA�A?o e pA?s-graduaA�A?o da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), CA?mpus de AraranguA?, Eliane Prozzebon. O congresso teve como objetivo integrar os acadA?micos e professores que atuam em pesquisas nas vA?rias instituiA�A�es de ensino no sul do paA�s.

TRABALHOS

4C2Na parte da tarde, iniciou-se as apresentaA�A�es de artigos e exposiA�A�es de banners. Segundo o acadA?mico da terceira fase de bacharelado em CiA?ncias da ComputaA�A?o, Lucas G. Varella, o congresso fomenta a criaA�A?o de pequenos investidores e promove o crescimento regional na A?rea da tecnologia de informaA�A?o. a�?A� grande a importA?ncia de eventos como esse, que proporcionamA� aos acadA?micos estaremA� inseridos nas inovaA�A�es do setora�?, diz.
O professor Daniel Gomes Soares, que ministra diversas disciplinas na computaA�A?o, enfatizou a participaA�A?o dos acadA?micos no evento, que nA?o mediram esforA�os para apresentarem suas pesquisas. a�?Tivemos 26 apresentaA�A?o orais pelos estudantes e mais 25 banners de projetos expostos, que demonstram o interesse dos jovens pesquisadores na A?rea da Tecnologia da InformaA�A?o e ComunicaA�A?oa�?.
O evento reuniu centenas de participantes e integrou os alunos do curso tA�cnico integrado ao ensino mA�dio com os alunos do curso superior, alA�m de ter proporcionado um conhecimento em diferentes especialidades da computaA�A?o, como a ComputaA�A?o QuA?ntica, sistemas de apoio a aprendizagem, robA?tica, fotografia e imagens, entre outras. O prA?ximo evento ocorre em 2016, em data ainda a ser confirmada.

lutron homeworks, buy lioresal online. * Texto e fotos: CECOM/Rio do Sul.