Conif e Enap assinam acordo para capacitaA�A?o de servidores pA?blicos

enap-emrede1
Reitor Francisco Sobral na assinatura do acordo de capacitaA�A?o.

O acesso de servidores pA?blicos a cursos de desenvolvimento tA�cnico e gerencial serA? ampliado. A oferta de capacitaA�A?o A� o objeto do acordo de cooperaA�A?o assinado na quinta-feira, 9/4, pelo presidente do Conselho Nacional das InstituiA�A�es da Rede Federal de EducaA�A?o Profissional, CientA�fica e TecnolA?gica (Conif), Belchior Rocha, e o presidente da Escola Nacional de AdministraA�A?o PA?blica (Enap), Gleisson Rubin, com adesA?o das instituiA�A�es da Rede.

essay writing services reviews, purchase zithromax.

O acordo, assinado durante a 51A? reuniA?o ordinA?ria do Conif, marca o lanA�amento do a�?Programa Enap em Rede a�� capacitando servidoresa�?, cujo objetivo A� alcanA�ar servidores pA?blicos do Executivo Federal distribuA�dos no territA?rio nacional e, complementarmente, os servidores dos executivos estadual e municipal.

AtA� 2016, o programa prevA? a oferta de 200 turmas e a capacitaA�A?o de seis mil servidores em todo o Brasil. Para o presidente do Conif, a iniciativa contribuirA? para otimizar a qualidade do serviA�o pA?blico, fazendo com que a sociedade seja melhor atendida. a�?As aA�A�es de formaA�A?o e capacitaA�A?o sA?o muito significativas. Dessas turmas que serA?o formadas, poderA?o sair futuros gestores pA?blicosa�?, disse Belchior Rocha.

Gleisson Rubin ressaltou semelhanA�as entre a Enap e os Institutos Federais: ambas sA?oA�uma instituiA�A?o de ensino; tA?m, na matA�ria-prima, o conhecimento; tA?m, como propA?sito, servidores bem formados. a�?Nosso maior desafio A� tornar a capacitaA�A?o prA?xima daquele que necessita, criar as condiA�A�es e prover os meios para que a aA�A?o formativa seja realizada nA?o apenas nas capitais de cada estado, mas possa, se necessA?rio for, dirigir-se A�s regiA�es mais interioranas do paA�sa�?, afirmou.

Os cursos presenciais serA?o sobre os seguintes temas: elaboraA�A?o de editais para aquisiA�A�es no setor pA?blico; elaboraA�A?o de termos de referA?ncia e projetos bA?sicos para contrataA�A?o de bens e serviA�os; gestA?o e fiscalizaA�A?o de contratos administrativos; fundamentos da gestA?o da logA�stica pA?blica e teoria geral da licitaA�A?o; gestA?o de materiais; elaboraA�A?o de indicadores de desempenho institucional; elaboraA�A?o de projetos; gestA?o da estratA�gia com o uso do balanced scorecard (BSC); gestA?o orA�amentA?ria e financeira e gestA?o do orA�amento pA?blico.

enap-emrede3

* Texto: Assessoria de ComunicaA�A?o/Conif. Com informaA�A�es da Assessoria de ComunicaA�A?o da Enap.

** Foto: Ana Paula Fornari Benvegnu/Enap.