Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Conif e Enap assinam acordo para capacitação de servidores públicos

enap-emrede1

Reitor Francisco Sobral na assinatura do acordo de capacitação.

O acesso de servidores públicos a cursos de desenvolvimento técnico e gerencial será ampliado. A oferta de capacitação é o objeto do acordo de cooperação assinado na quinta-feira, 9/4, pelo presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Belchior Rocha, e o presidente da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Gleisson Rubin, com adesão das instituições da Rede.

O acordo, assinado durante a 51ª reunião ordinária do Conif, marca o lançamento do “Programa Enap em Rede – capacitando servidores”, cujo objetivo é alcançar servidores públicos do Executivo Federal distribuídos no território nacional e, complementarmente, os servidores dos executivos estadual e municipal.

Até 2016, o programa prevê a oferta de 200 turmas e a capacitação de seis mil servidores em todo o Brasil. Para o presidente do Conif, a iniciativa contribuirá para otimizar a qualidade do serviço público, fazendo com que a sociedade seja melhor atendida. “As ações de formação e capacitação são muito significativas. Dessas turmas que serão formadas, poderão sair futuros gestores públicos”, disse Belchior Rocha.

Gleisson Rubin ressaltou semelhanças entre a Enap e os Institutos Federais: ambas são uma instituição de ensino; têm, na matéria-prima, o conhecimento; têm, como propósito, servidores bem formados. “Nosso maior desafio é tornar a capacitação próxima daquele que necessita, criar as condições e prover os meios para que a ação formativa seja realizada não apenas nas capitais de cada estado, mas possa, se necessário for, dirigir-se às regiões mais interioranas do país”, afirmou.

Os cursos presenciais serão sobre os seguintes temas: elaboração de editais para aquisições no setor público; elaboração de termos de referência e projetos básicos para contratação de bens e serviços; gestão e fiscalização de contratos administrativos; fundamentos da gestão da logística pública e teoria geral da licitação; gestão de materiais; elaboração de indicadores de desempenho institucional; elaboração de projetos; gestão da estratégia com o uso do balanced scorecard (BSC); gestão orçamentária e financeira e gestão do orçamento público.

enap-emrede3

* Texto: Assessoria de Comunicação/Conif. Com informações da Assessoria de Comunicação da Enap.

** Foto: Ana Paula Fornari Benvegnu/Enap.

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na terça-feira, 14 de abril de 2015, às 18:26 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).

Últimas notícias: