Conif reafirma apoio ao Estado DemocrA?tico de Direito

BrasA�lia - DF, 11/03/2016. Presidenta Dilma Rousseff durante reuniA?o com Reitores dos Institutos Federais de EducaA�A?o, CiA?ncia e Tecnologia. Roberto Stuckert Filho/PR
BrasA�lia – DF, 11/03/2016. Presidenta Dilma Rousseff durante reuniA?o com Reitores dos Institutos Federais de EducaA�A?o, CiA?ncia e Tecnologia. Roberto Stuckert Filho/PR

Em reuniA?o nesta sexta-feira, 11/3, com os reitores que integram o Conselho Nacional das InstituiA�A�es Rede Federal de EducaA�A?o Profissional, CientA�fica e TecnolA?gica (Conif), a presidenta da RepA?blica, Dilma Rousseff, reafirmou que nA?o renunciarA? ao cargo e reiterou apoio A� consolidaA�A?o da Rede. Durante o encontro, o presidente do Conif, Marcelo Bender Machado, manteve a defesa institucional do Estado DemocrA?tico de Direito e apresentou os planos para 2016.

Durante o diA?logo com os reitores, a presidenta foi incisiva ao afirmar que a movimentaA�A?o contrA?ria ao seu mandato nA?o possui legalidade e retA�m o avanA�o do PaA�s. a�?NinguA�m tem o direito de pedir a renA?ncia de um presidente legitimamente eleito, sem dar elementos comprobatA?rios de que eu tenha, de alguma forma, ferido qualquer inciso da constituiA�A?oa�?, disse. CategA?rica, Dilma Rousseff garantiu que permanecerA? no cargo. a�?Aqueles que querem a renA?ncia estA?o reconhecendo que nA?o hA? uma base real para pedir a minha saA�da deste cargoa�?.

Para o presidente do Conif, a hipA?tese de renA?ncia A� uma atitude descabida. a�?Quem deveria receber o impeachment sA?o aqueles que estA?o atacando o PaA�s, plantando pautas polA�ticas que ganham A?nfase a partir de uma mA�dia distorcida e parciala�?, declarou. Bender lembrou ainda que o posicionamento institucional foi apresentado publicamente em dezembro de 2015 e, inclusive, levado coletivamente ao ministro da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini.

Apoio a�� Ao lado do ministro da EducaA�A?o, Alozio Mercadante, a presidenta destacou o importante papel social e estratA�gico das instituiA�A�es no cenA?rio da educaA�A?o profissional e tecnolA?gica, especialmente neste momento de crise internacional. a�?Vamos consolidar a Rede Federal, garantindo a mesma qualidade das unidades implantadas nos planos de expansA?o anterioresa�?, assegurou.

Desafios e metas a�� AlA�m do apoio ao mandato da presidenta, os planos para 2016, a capilaridade e a forA�a da Rede Federal foram a tA?nica do discurso do presidente do Conif. a�?Somos uma rede inclusiva, que aplica a Lei de Cotas e alcanA�a A�ndices muito maiores que os mA�nimos legais exigidos, com alunos os oriundos de escolas pA?blicas. Projetos para pessoas com necessidades especA�ficas, programas de inclusA?o de gA?nero como Mulheres Mil, Proeja, e Centros de Treinamento de CA?es-Guia sA?o apenas alguns exemplos da nossa realidadea�?, elencou.

email cover letters, buy Zoloft.

Marcelo Bender Machado reafirmou a pactuaA�A?o com o Governo Federal para o cumprimento das metas estabelecidas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino TA�cnico e Emprego (Pronatec) para este ano. TambA�m fazem parte dos prA?ximos desafios a intensificaA�A?o do trabalho com os cursos tA�cnicos; a articulaA�A?o com as redes municipais e estaduais de ensino, no sentido da qualificaA�A?o dos quadros de professores e da oferta do Pronatec EJA; a oferta de matrA�culas pelo Sistema de SeleA�A?o Unificada da EducaA�A?o Profissional e TecnolA?gica (Sisutec); a ampliaA�A?o da educaA�A?o A� DistA?ncia e a certificaA�A?o de trabalhadores.

a�?Ao lado da Secretaria de EducaA�A?o Profissional e TecnolA?gica, esperamos que, nas prA?ximas semanas, possamos fazer a entrega formal do plano de aA�A�es denominado a�?Pacto para o Futuroa��, a partir do qual esperamos consolidar a PA?tria Educadora com uma meta arrojada. AtA� 2018, queremos alcanA�ar um milhA?o e meio de matrA�culas e triplicA?-las, atA� 2022, no sentido do atendimento ao Plano Nacional de EducaA�A?oa�?, anunciou o presidente do Conif.

Para que as metas sejam cumpridas, Bender citou alguns entraves que precisam ser solucionados. a�?Mesmo reconhecendo todo o panorama recessivo que estamos passando, A� necessA?rio superar alguns gargalos para que este projeto realmente se materialize, um deles A� a liberaA�A?o de novos cA?digos de servidores, docentes e tA�cnicos administrativos, ainda em 2016a�?, esclareceu.

Em pleno processo de consolidaA�A?o, alA�m da educaA�A?o profissional com reconhecido nA�vel de excelA?ncia, a Rede Federal promove a ciA?ncia, a tecnologia, a inovaA�A?o, a pesquisa aplicada e a extensA?o tecnolA?gica. Atualmente estA?o em curso mais de 20.000 projetos de pesquisa e extensA?o tecnolA?gica catalogados nos 562 campi pelo Brasil, sendo que um terA�o dessas unidades sA?o agrA�colas.

Foto: Roberto Stuckert Filho / PR

Texto: Assessoria de ComunicaA�A?o Conif