Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Conif realiza Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado

De 19 a 21 de setembro, especialistas de todo o país estarão reunidos no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), para discutir sobre o Ensino Médio Integrado. Um seminário nacional proporcionará uma análise coletiva dos desafios apresentados no contexto das recentes transformações previstas na Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. A programação é uma iniciativa do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). As inscrições estão abertas e ficarão disponíveis até 19 de setembro.

A apreciação dos impactos decorrentes da nova legislação, especialmente a reorganização curricular, e a proposição de estratégias para o enfrentamento das desigualdades educacionais nas diferentes regiões do País são alguns dos objetivos do evento que reunirá cerca de 800 pessoas – reitores, dirigentes, estudantes, professores, pesquisadores e pró-reitores de Ensino da Rede Federal, além de representantes de estados e municípios, especialistas em educação.

Organizado pela Câmara de Ensino e pelo Fórum de Dirigentes de Ensino (FDE) do Conif, o seminário fornecerá subsídios para a finalização do Documento Base da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica sobre o Ensino Médio Integrado. “Iniciamos os preparativos há alguns meses. Além das discussões do Fórum, as instituições da Rede realizaram debates descentralizados sobre o tema. As contribuições resultantes desse processo irão compor as premissas institucionais que serão apresentadas ao Ministério da Educação”, informa o coordenador do FDE, Adilson César de Araújo.

A coordenadora da Câmara de Ensino, Sônia Fernandes, reitora do Instituto Federal Catarinense (IFC), enfatiza que a atuação na formação de professores e o modelo exitoso de educação profissional integrada ao ensino médio desenvolvidos pela Rede Federal são itens indispensáveis para as discussões gerais. “A expertise das instituições possibilita uma contribuição significativa a todo este processo nacional de debates sobre as novas diretrizes e de como isso vai repercutir na Rede. Nesse sentido, faço um destaque ao trabalho do FDE, que vem criando meios para que possamos pensar em encaminhamentos conjuntos”, ressalta.

Publicação – Durante o seminário, os participantes acompanharão o lançamento do livro Ensino Médio Integrado no Brasil: fundamentos e práticas. A publicação reunirá 30 artigos em dois eixos voltados para o Ensino Médio Integrado, sendo 15 de cada – teorias e fundamentos e experiências e propostas. Os interessados podem submeter trabalhos até o dia 5 de agosto pela página do evento.

De acordo com as normas para submissão, cada autor poderá inscrever apenas uma proposta e cada trabalho terá, no máximo, cinco autores. Os artigos serão avaliados por um Comitê Científico, considerando os seguintes critérios: clareza e objetividade do texto; adequação ao eixo escolhido; originalidade, criatividade e relevância do trabalho; utilização de literatura atualizada e adequadamente citada e referenciada; e relevância para a compreensão do ensino médio integrado no Brasil.

Clique aqui para acessar a página do evento.

*Texto e imagem: Assessoria de Comunicação/Conif.

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 9 de agosto de 2017, às 10:44 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).

Últimas notícias: