Debate marca o Dia Internacional da Mulher na Reitoria

IMG_1736Mulher, vegana, feminista, ativista, pedagoga, defensora dos animais e militante pelo fim da cultura da violA?ncia contra a mulher, Georgia Faust esteve, na tarde do dia 08 de marA�o, na Reitoria do Instituto Federal Catarinense (IFC) para falar sobre GA?nero e Dia Internacional da Mulher, e promover provocaA�A�es entre os servidores.

Faust, logo de entrada, diz a que veio e apresenta suas percepA�A�es sobre o mundo. a�?Venho de uma famA�lia em que a violA?ncia contra a mulher nA?o estA? presente, mas nA?o A� porque nA?o acontece comigo que isso nA?o me incomoda. Precisamos falar, dialogar e refletir sobre o espaA�o feminino na sociedadea�?. Por isso, foi criado o Instituto Feminista Nisia Floresta. Uma articulaA�A?o de mulheres que visa viabilizar a organizaA�A?o de projetos direcionados A� libertaA�A?o feminina.

OUA�A O A?UDIO DA ENTREVISTA ABAIXO.

Segundo Georgia, as mulheres comeA�am a ser mulheres a partir do conhecimento do sexo no bebA? pelos pais. a�?A� a partir disso que a menina comeA�a a ser moldada pela cor da roupa (rosa), pelos brinquedos (bonecas, utensA�lios domA�sticos, maquiagem), na escola, pela mA�dia e pelos amigos. O espaA�o ideal colocado pela sociedade para que a mulher ocupe A� o domA�stico, desde a infA?ncia, jA? o espaA�o do homem A� infinito: seus brinquedos instigam a criatividade e a invenA�A?oa�?, enfatiza ela.

Falar do dia internacional da mulher A� falar de feminismo. Para isso, Faust trouxe uma definiA�A?o simples e fA?cil de entender. a�?O que A� feminismo? A� um movimento de pessoas que lutam contra essa opressA?o a favor de um mundo mais justo e igualitA?rio para todas e todos. Feminismo A� sobre liberdade, sobre escolha, sobre respeitoa�?.

IMG_1723Em um bate-papo descontraA�do, os servidores puderem trazer as suas contribuiA�A�es e compartilhar experiA?ncias sobre as dificuldades vivenciadas pelas mulheres. Daisy da Silva Santos, servidora do IFC, levantou a importA?ncia da participaA�A?o crA�tica das mA?es na criaA�A?o dos filhos. a�?A� nosso papel mudar comportamentos dentro das nossas casas. Sempre vimos um tipo de aA�A?o e acabamos reproduzindo aquilo sem pensar ou questionara�?.

Georgia vai mais fundo e reforA�a que a educaA�A?o crA�tica deve partir tanto da mA?e como do pai. a�?A sociedade ainda responsabiliza e culpabiliza as mulheres na criaA�A?o dos filhos, mas a responsabilidade por educar A� dos dois. A melhor educaA�A?o para crianA�a A� o exemplo em casa. O pai, ao compartilhar as atividades domA�sticas, por exemplo, mostra ao filho que A� possA�vel ter um lar igualitA?rio, e os filhos vA?o introduzir esse comportamento no seu dia a diaa�?.

Asnico homem a participar do debate, por mais que o convite tenha sido feito a todos os servidores, Frederico Bazana fala que a palestra foi uma oportunidade para rever aA�A�es. a�?Os apontamentos foram pertinentes porque vivemos em uma sociedade machista e precisamos, todo dia, desconstruir esses pensamentos e se policiar para nA?o reproduzi-losa�?.

Antes do evento, foi aplicada uma pesquisa com servidoras da Reitoria, para consultA?-las acerca de momentos pelos quais teriam passado ou de atitudes que elas teriam tomado ou evitado por seguranA�a. Confira abaixo, na galeria de fotos, o resultado da pesquisa.

how to write essays, dapoxetine reviews.

Confira AQUI a apresentaA�A?o realizada por Georgia Faust durante o evento.

*Texto, fotos e A?udio: Cecom/Reitoria.