Dissertação que estuda IFC a partir da ótica do desempenho organizacional está disponível para consulta

dissertacaoA dissertação em Administração Pública realizada pelo servidor do IFC – Campus São Francisco do Sul, Valdinei Cecilio, está disponível para consulta. Intitulada O desempenho organizacional no setor público sob a ótica das capacidades organizacionais: um estudo de caso no âmbito da Rede Federal de Educação no Brasil, o trabalho foi desenvolvido junto ao Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE/IUL).

Para a realização da pesquisa foi necessário o envolvimento dos servidores do IFC por meio de um questionário encaminhado em abril deste ano pela Cecom/Reitoria. Participaram da pesquisa 173 servidores do IFC, por isso Cecilio agradece ao IFC pela disponibilidade, acessibilidade e incentivo, como também aos servidores “que gastaram seu precioso tempo para responder ao questionário, tornando viável a realização da investigação. A todos vocês, meu muito obrigado!”.

Segundo o autor, a motivação para estudar esse tema foi, em primeiro lugar, ajudar os gestores e líderes do IFC na tomada de decisões. “Também, a paixão por planejamento organizacional, gestão e liderança, que fazem toda a diferença no desempenho de qualquer organização e na prestação de serviços públicos, no caso do IFC”, diz Cecilio.

A dissertação faz uma análise do desempenho organizacional percebido pelos servidores do IFC sob a ótica da ambidextria contextual, aprendizagem organizacional, clima de serviço, força da identidade e integração da visão, com base nas respetivas teorias de Birkinshaw e Gibson (2004), Marsick e Watkins (2003), Schneider et al. (1998), Kreiner e Ashforth (2004) e Kohles et al. (2012).

Confira a dissertação completa AQUI.

*Texto: Cecom/Reitoria.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 21 de dezembro de 2016, às 18:57 por Nicole Trevisol.