Eleições 2015: candidatos a reitor participam de debate

IMG_6221Os candidatos a reitor do Instituto Federal Catarinense (IFC) participaram na tarde de quinta-feira (30/7) de um debate promovido pela Comissão Eleitoral Local da Reitoria. Cerca de 100 servidores da Reitoria e dos câmpus do IFC acompanharam o debate, que ocorreu no Auditório do Senac/Blumenau.

Fábio Alexandrini, Paulo Francisco do Carmo e Sônia Regina de Souza Fernandes chegaram ainda pela manhã na Reitoria e conversaram com os servidores. A tarde, chegaram ao auditório com antecedência e se posicionaram da seguinte forma na mesa de debate (visão do público): Sônia sentada à esquerda, Fábio ao centro e Paulo a direita.

IMG_6231A Comissão Eleitoral Local organizou o ambiente e recebeu os servidores, sendo que a mediação do debate foi conduzida pelo servidor Jean Abilio Silva. As regras do debate foram definidas por um regulamento disposto da seguinte forma:

1º BLOCO: apresentação dos candidatos durante 5 minutos;

2º BLOCO: sorteio de quatro perguntas vindas de caixas temáticas que estavam dispostas na Reitoria do IFC com os seguintes temas – Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão;

3º BLOCO: perguntas temáticas realizadas entre candidatos. Os temas abordados foram: Ensino (Pergunta feita pelo candidato Paulo e respondida pela candidata Sônia), Desenvolvimento Institucional (Pergunta feita pela candidata Sônia e respondida pelo candidato Fábio) e Modelo de Gestão (Pergunta feita pelo candidato Fábio e respondida pelo candidato Paulo);

4º BLOCO: perguntas realizadas por 5 servidores presentes a todos os candidatos, sendo que os presentes tiveram a oportunidade de se inscrever para fazer perguntas. Os temas abordados pelos servidores sorteados a perguntar foram: a) Quais as propostas para fazer o IFC ser conhecido e ter mais alunos?; b) Como atender o Termo de Acordo de Metas na relação aluno/força de trabalho diante da queda do número de alunos?; c) Como resolver o problema de espaço físico na Reitoria?; d) Quais os pontos positivos e negativos da atual gestão e as propostas para os pontos negativos?; e) Como, diante da crise econômica, buscar recursos e continuar com os avanços no IFC?

5º BLOCO: Discurso de encerramento dos candidatos com duração de 5 minutos/cada.

Ao todo foram duas horas de conversa entre candidatos e os servidores presentes. Diálogo, respeito e educação resumem o clima desse primeiro debate entre candidatos a reitor. Foi possível conhecer a trajetória acadêmica e profissional de cada um, como também aprofundar questões previstas nos planos de gestão dos candidatos. Abaixo apresentamos o resumo da fala final dos candidatos, dispostos na mesma ordem de sorteio realizado no debate:

SÔNIA REGINA DE SOUZA FERNANDES

IMG_6227“Agradeço a oportunidade de falar com vocês e apresentar o meu projeto embasado no LIMPE (Legalidade; Impessoalidade; Moralidade; Publicidade e Eficiência) e nos princípios da gestão democrática. Todos os servidores, estudantes, comunidade externa precisam pensar o IFC como uma instituição de todos”.

Mais informações em http://eleicoes.ifc.edu.br/sonia-regina-de-souza-fernandes/

FÁBIO ALEXANDRINI

IMG_6213“Agradeço a presença de todos e o princípio da minha gestão será a valorização da pessoa: pensar juntos para agir com conjunto. Defendo uma gestão profissional e a possibilidade de levar a Reitoria até os câmpus. Espaço na Intranet para publicar as decisões de gestão e o Ensino, a Pesquisa e a Extensão pensadas de uma maneira inovadora”.

Mais informações em http://eleicoes.ifc.edu.br/fabio-alexandrini/

PAULO FRANCISCO DO CARMO

IMG_6234“Agradeço a presença de todos neste debate produtivo. A minha gestão será focada na transparência, na participação e na responsabilidade. Trabalharemos o incentivo à capacitação e qualificação e valorização do servidor. Também a oferta de EAD, melhorias no estágio, discussão das políticas de ações afirmativas e a criação da Pró-reitoria de Assistência ao Estudante”.

Mais informações em http://eleicoes.ifc.edu.br/paulo-francisco-do-carmo/

* Texto e fotos: CECOM/Reitoria.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 5 de agosto de 2015, às 19:18 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).