Encerramento da Fetec premiou 29 trabalhos

Motivar e incentivar os alunos para a divulgação dos trabalhos e pesquisas realizadas no Instituto Federal Catarinense Câmpus Rio do Sul foram alguns dos objetivos da 14ª edição da Feira do Conhecimento Científico e Tecnológico – Fetec. O evento encerrou na manhã de sábado (24/08) premiando 29 projetos de pesquisa e classificando outros dois para a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) e quatro para a Mostra Integrada de Ciência e Tecnologia Interdisciplinar (MICTI). Ambos eventos acontecem em outubro e classificam para outras feiras científicas.

Oscar Harthmann, diretor-geral do IFC de Rio do Sul, no encerramento do evento, salientou a importância dos projetos destinados à comunidade. Para ele, a Fetec deve crescer cada vez mais e integrar os pilares da pesquisa, extensão e ensino. “Queremos a cada ano mais participações e vamos incentivar nossos alunos a buscarem novos projetos”, comentou.

Os trabalhos classificados para a Micti e Mostratec são:

Efeitos de telas de diferentes cores em plantas de alface (Micti);

Efeitos Alelopáticos dos extratos aquosos de azevém, mucuna-preta e tiririca sobre a germinação do picão preto (Micti);

Avaliação da qualidade da água e a utilização de um novo método a partir de diferentes sais para o tratamento da água no IFC – Câmpus Rio do Sul (Micti);

Análise bromatológica do leite do IFC – Câmpus Rio do Sul (Micti);

Desempenho produtivo e comportamental do marreco-de-pequim em sistema confinado e semi-confinado (Mostratec);

Uso do bagaço da cana de açúcar na fabricação artesanal de papel (Mostratec).

MUDANÇAS

Para 2014, quando a Fetec chega na sua 15ª edição, já estão sendo programadas algumas alterações. A ampliação da participação dos municípios e um concurso para escolha da nova logomarca do evento são algumas das atividades previstas. Uma comissão será efetivada para iniciar os trabalhos ainda neste semestre, visando o estudo e implantação das modificações sugeridas pelos avaliadores e participantes do evento.

Segundo os dados registrados pela Comissão Central Organizadora da Fetec 2013, mais de 300 pessoas de outras instituições visitaram o evento, que teve 57 trabalhos expostos de estudantes de ensino técnico e superior.

MICTI e Mostratecweb fetec-web2 Mensão Honrosa-web fetec-web1 fetece-web3 Destaques-web

Texto e fotos: CECOM/Rio do Sul

Esta notícia foi editada na segunda-feira, 26 de agosto de 2013, às 12:20 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).