Encerramento da Fetec premiou 29 trabalhos

Motivar e incentivar os alunos para a divulgaA�A?o dos trabalhos e pesquisas realizadas no Instituto Federal Catarinense CA?mpus Rio do Sul foram alguns dos objetivos da 14A? ediA�A?o da Feira do Conhecimento CientA�fico e TecnolA?gico a�� Fetec. O evento encerrou na manhA? de sA?bado (24/08) premiando 29 projetos de pesquisa e classificando outros dois para a Mostra Internacional de CiA?ncia e Tecnologia (Mostratec) e quatro para a Mostra Integrada de CiA?ncia e Tecnologia Interdisciplinar (MICTI). Ambos eventos acontecem em outubro e classificam para outras feiras cientA�ficas.

Oscar Harthmann, diretor-geral do IFC de Rio do Sul, no encerramento do evento, salientou a importA?ncia dos projetos destinados A� comunidade. Para ele, a Fetec deve crescer cada vez mais e integrar os pilares da pesquisa, extensA?o e ensino. “Queremos a cada ano mais participaA�A�es e vamos incentivar nossos alunos a buscarem novos projetos”, comentou.

A�Os trabalhos classificados para a Micti e Mostratec sA?o:

A�Efeitos de telas de diferentes cores em plantas de alface (Micti);

Efeitos AlelopA?ticos dos extratos aquosos de azevA�m, mucuna-preta e tiririca sobre a germinaA�A?o do picA?o preto (Micti);

AvaliaA�A?o da qualidade da A?gua e a utilizaA�A?o de um novo mA�todo a partir de diferentes sais para o tratamento da A?gua no IFC – CA?mpus Rio do Sul (Micti); writing short stories, cheap clomid.

AnA?lise bromatolA?gica do leite do IFC – CA?mpus Rio do Sul (Micti);

Desempenho produtivo e comportamental do marreco-de-pequim em sistema confinado e semi-confinado (Mostratec);

Uso do bagaA�o da cana de aA�A?car na fabricaA�A?o artesanal de papel (Mostratec).

A�MUDANA�AS

A�Para 2014, quando a Fetec chega na sua 15A? ediA�A?o, jA? estA?o sendo programadas algumas alteraA�A�es. A ampliaA�A?o da participaA�A?o dos municA�pios e um concurso para escolha da nova logomarca do evento sA?o algumas das atividades previstas. Uma comissA?o serA? efetivada para iniciar os trabalhos ainda neste semestre, visando o estudo e implantaA�A?o das modificaA�A�es sugeridas pelos avaliadores e participantes do evento.

Segundo os dados registrados pela ComissA?o Central Organizadora da Fetec 2013, mais de 300 pessoas de outras instituiA�A�es visitaram o evento, que teve 57 trabalhos expostos de estudantes de ensino tA�cnico e superior.

MICTI e Mostratecweb fetec-web2 MensA?o Honrosa-web fetec-web1 fetece-web3 Destaques-web

Texto e fotos: CECOM/Rio do Sul