Equipe do IFC participa pela primeira vez do Projeto Rondon – OperaA�A?o Caminhos do Sul

Caminhadas pelas ruas, conversas com idosos, atividades com crianA�as e um mundo de novas formas e possibilidades. Assim foram os 10 dias de quatro estudantes de graduaA�A?o e dois servidores do Instituto Federal Catarinense (IFC) que participaram da 13A? operaA�A?o do NA?cleo Extensionista Rondon (NER), desenvolvido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

OuA�a abaixo a entrevista com os estudantes do IFC participantes do Projeto Rondon -A�OperaA�A?o Caminhos do Sul

A OperaA�A?o Caminhos do Sul percorreu de 12 a 22 de julho as cidades que compA�em as agA?ncias de Desenvolvimento Regional (ADRs) de BraA�o do Norte, Laguna, TubarA?o e CriciA?ma, levando A�s comunidades aA�A�es sobre educaA�A?o, saA?de, meio ambiente, direitos humanos, justiA�a, cultura, comunicaA�A?o, trabalho, tecnologia e produA�A?o. LaA�s Vieira de Souza, estudante do curso de Engenharia AgrA?nomica doA�Campus Santa Rosa do Sul, gostou do contato com as pessoas, de ver a felicidade delas pelo trabalho que os rondonistas realizaram. a�?Estou me sentindo extremamente grata, trabalhamos bastante e dormimos pouco, entretanto cada sorriso, abraA�o, olhar mais atento sobre a perspectiva do ensino que tentamos transmitir recompensa. A interaA�A?o possA�vel, o conhecimento de outras A?reas e o compartilhamento das experiA?ncias acadA?micas e de vida de cada rondonista foi incrA�vela�?, diz ela.

A proposta do projeto de extensA?o A� possibilitar, justamente, o intercA?mbio de acadA?micos e a inserA�A?o das prA?ticas educacionais em diversas A?reas do conhecimento de cenA?rios catarinenses, em busca do desenvolvimento regional, garantindo a interdisciplinaridade e a interaA�A?o entre a universidade e a sociedade. JoA?o Vitor Pinho Sumny, do Campus Luzerna, diz a experiA?ncia foi maravilhosa. a�?Fomos bem acolhidos e por meio das oficinas feitas com a comunidade, mudamos o nosso pensamento e os saberesa�?.

Para Matheus Souza de Lacerda, do Campus Luzerna, A� essencial levar um pouco da universidade para as comunidades. a�?Foi uma oportunidade A?nica participar de um projeto como o Rondon e trazer a comunidade catarinense para mais perto da faculdade. Gostei da interaA�A?o multidisciplinar ao levarmos oficinas A�s pessoasa�?, salienta ele.

Segundo o professor do IFC, AndrA� de Mattos Faro, que acompanhou o grupo durante o Projeto Rondon, a imersA?o nesta atividade convida o estudante aos exercA�cios da reflexA?o e da cidadania ativa, como ainda permite o convA�vio e a troca de informaA�A�es com gestores pA?blicos. a�?A� um projeto temA?tico e multidisciplinar que transcende os muros da instituiA�A?o de ensino e coloca o acadA?mico em contato A�ntimo com a comunidade, por isso A� fundamental a participaA�A?o do IFC nesse trabalho, especialmente junto A� Udesc, favorecendo o desenvolvimento do estado de Santa Catarinaa�?, explica ele.

Foi por meio de um edital, que a PrA?-reitoria de ExtensA?o (Proex) do IFC divulgou A� comunidade interna a possibilidade de se inscrever e participar do Projeto Rondon 2017. Publicado em maio de 2017, o edital contou com um total de oito inscritos e essa foi a primeira participaA�A?o do IFC na atividade. AlA�m disso, os estudantes tinham a possibilidade de efetuar a inscriA�A?o diretamente no site da Udesc.

Luan Zittel, acadA?mico do Campus SA?o Francisco do Sul, espera que novas oportunidades como essa aconteA�am para que mais estudantes do IFC possam participar. a�?Se vocA? tiver a chance para ir, vA?. Antes de eu vir para o projeto todas as pessoas que haviam participado me disseram que A� um projeto gratificante e hoje entendo o porque me falaram issoa�?, conta Luan.

A estudante LaA�s classifica a aA�A?o dos rondonistas como uma doaA�A?o em forma de trabalho. a�?Aos colegas que tiverem o interesse em participar, eu diria para aproveitar essa experiA?ncia deslumbrante de conhecer outras realidades e fazer a diferenA�a, uma participaA�A?o que tem a agregar o currA�culo, mas principalmente o nosso desenvolvimento individuala�?.

Mais sobre o Projeto Rondon

O Projeto Rondon foi desenvolvido pelo MinistA�rio da Defesa nas dA�cadas de 1960 e 1970. A partir de 2005 o projeto foi retomado, sendo que o MinistA�rio gerenciava a sua versA?o do Rondon enquanto acadA?micos aperfeiA�oaram e desenvolveram o projeto na Universidade de BrasA�lia, posteriormente trazido para a Udesc. O NER/Udesc foi criado em 2010 como uma das principais aA�A�es de extensA?o da universidade. JA? foram realizadas 12 grandes operaA�A�es, envolvendo cerca de 9 mil atividades, 2.370 extensionistas e 280 mil pessoas atendidas em 119 cidades catarinenses, seis cidades do ParanA?, cinco em GoiA?s e uma na Argentina. Nas operaA�A�es, sA?o realizadas atividades nas oito A?reas da extensA?o universitA?ria: educaA�A?o; saA?de; meio ambiente; direitos humanos e justiA�a; cultura; comunicaA�A?o; trabalho; e tecnologia e produA�A?o.

O servidor do IFC, LaA�rcio de Souza, participou do Projeto Rondon na dA�cada de 1980 enquanto estudante do curso de pedagogia da Udesc. Ele ainda lembra, com carinho, dos aprendizados divididos com os colegas e a comunidade de Praia Grande, cidade localizada no Sul do estado catarinense. a�?NA?s ficamos 45 dias e atendA�amos muitas comunidades que ficavam em A?reas distantes do centro da cidade. Aprendemos muito, fizemos amizades e pudemos levar um pouco do que aprendemos na universidade para aquela regiA?oa�?, relembra ele.

Saiba mais sobre o Projeto Rondon da Udesc acessando http://www.udesc.br/nucleorondon

Equipe IFC no Projeto Rondon 2017 – OperaA�A?o Caminhos do Sul

Estudantes

Gabriel Moura Brasil (CamboriA?)

JoA?o Vitor Pinho Sumny (Luzerna)

LaA�s Vieira De Souza (Santa Rosa do Sul)

Luan Ernani Garbuio Zittel (SA?o Francisco do Sul)

Matheus Souza de Lacerda (Luzerna)

Professor

AndrA� de Mattos Faro

Servidora IFC e estudante externa

Deise Costa Muller


imdb movies, dapoxetine online.

*Texto: Cecom/Reitoria, por Nicole Trevisol | Jornalista MTE 02499 JP-SC, com informaA�A�es da Assessoria de ComunicaA�A?o/Udesc.

**Imagens: DivulgaA�A?o/Rondon.

***AtualizaA�A?o em 27/07/2017, A�s 16h55.

Deixe um comentário