Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Equoterapia em Rio do Sul: atividades retomadas em 2015

Equoterapia2As atividades de equoterapia realizadas no Câmpus Rio do Sul foram retomadas no dia 11 de fevereiro. O projeto está no terceiro ano de atividade. Cerca de 10 crianças utilizam o serviço atualmente, e, nesta quarta-feira (9), os praticantes foram contemplados com uma nova aquisição, o Equino Pepeu, que é o novo Cavalo Terapeuta integrante da equipe.
As sessões acontecem todas as quartas, no período vespertino. São destinados a cada praticante 30 minutos de atividade, dispondo de uma equipe formada pela professora Vera L. F. Praniz, o fisioterapeuta Jean M. Baumer, a psicóloga Fernanda H. Martignago e a fonoaudióloga Glaucie K. de Oliveira Pinho, sendo que todos os profissionais são capacitados pela Associação Nacional de Equoterapia (ANDE).
Os praticantes precisam passar por avaliações médicas para realizarem a atividade que, segundo a professora Vera, auxilia no desenvolvimento cognitivo, equilíbrio e convívio social. Entretanto, para a melhora na execução da atividade, o secretário de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul, Ítalo Goral, está em tratativas com a APAE e o IFC para viabilizar, através da Secretaria de Assistência Social do Estado, a construção do picadeiro, do qual já possui projeto arquitetônico e orçamentário.
De acordo com Vera, é importante ressaltar a necessidade da construção do picadeiro para que haja qualidade, segurança e continuidade nas sessões, independentemente das condições climáticas; para viabilizar o aumento de praticantes e, quem sabe, para formar novas parcerias do IFC com municípios do Alto Vale.

Equoterapia1

* Texto e fotos: CECOM/Rio do Sul.

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na terça-feira, 14 de abril de 2015, às 20:13 por Nicole Trevisol.

Últimas notícias: