#Especial Siepe: Confira a cobertura completa

IMG_8393O III Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) – tema Internacional – aconteceu entre os dias 22 e 24 de junho, na Unidade Urbana do Campus Rio do Sul. Em todos os dias do evento, foram realizados debates em torno dos três eixos temáticos, envolvendo pesquisadores nacionais e internacionais.

Na cerimônia de abertura, a reitora do IFC, Sônia Fernandes, destacou os desafios enfrentados pelos Institutos Federais (IFs) ao ofertar o ensino básico, superior e outras modalidades de educação tecnológica. “O SIEPE foi criado com o objetivo de discutir o tripé ensino, pesquisa e extensão, na perspectiva da formação dos jovens com conhecimento técnico e também com a formação humana em sua completude”, destacou a reitora.

No primeiro dia de debate (22/06), a vice-reitora de graduação da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Cássia Ferri, dissertou sobre o tema “Inovações curriculares no ensino superior: por que nos esforçamos tanto e temos a sensação de não avançarmos?”. Reportagem completa AQUI.

Em seguida, uma mesa-redonda tratou dos “Desafios da pós-graduação no Ensino, na Pesquisa e na Extensão no contexto dos Institutos Federais”. Os professores doutores Flaviana Gasparotti Nunes, da Universidade Federal da Grande Dourados, Jacques Henri Maurice Gauthier, do Centro Universitário Jorge Amado, e Fabiano Guimarães Silva, do Instituto Federal Goiano,  trouxeram aos presentes propostas inovadoras de como pensar a interdisciplinaridade. Reportagem completa AQUI.

No dia 23/06, período da manhã, ocorreram as apresentações dos trabalhos, em formato oral, desenvolvidos nos campi do IFC que integrem pelos menos duas áreas entre ensino, pesquisa e extensão. Ao todo foram selecionados, para os simpósios temáticos, 14 trabalhos desenvolvidos por servidores do IFC. Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Cladecir Schenkel, esse espaço possibilita a troca de experiência, a integração entre pesquisa, ensino e extensão, bem como a apresentação das ações desenvolvidas com a comunidade. Reportagem completa AQUI.

No período da tarde, aconteceram os simpósios temáticos que trataram de três propostas de mestrados a serem ofertados pelo IFC (Mestrado Profissional em Sanidade Animal; Mestrado profissional em Ciências Agrárias; e Mestrado em Educação e Sustentabilidade), envolvendo professores e pesquisadores membros da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O objetivo foi discutir as propostas que orientam os documentos de áreas e as políticas que podem ser desenvolvidas na instituição para a promoção e consolidação dos programas. Reportagem completa AQUI.

Para encerrar o evento, no dia 24/06, aconteceu a mesa-redonda “Possibilidades de Internacionalização”, com os professores Heikki Ruohomaa, da Universidade de Ciência Aplicada de Häme (Finlândia), e Carlos Ramos, vice-presidente do Instituto Politécnico do Porto (Portugal). A mesa foi mediada pelo diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFC, Eduardo Augusto Werneck Ribeiro. Reportagem completa AQUI.

Confira ainda os vídeos realizados com os palestrantes do III Siepe.

*Texto, fotos e vídeos: CECOM/Siepe.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 29 de junho de 2016, às 16:49 por Nicole Trevisol.