#Especial Siepe: Confira a cobertura completa

IMG_8393O III SeminA?rio Integrado de Ensino, Pesquisa e ExtensA?o (Siepe) – tema Internacional – aconteceu entre os dias 22 e 24 de junho, na Unidade Urbana do Campus Rio do Sul. Em todos osA�dias do evento, foram realizados debates em torno dos trA?s eixos temA?ticos, envolvendo pesquisadores nacionais e internacionais.

Na cerimA?nia de abertura, a reitora do IFC, SA?nia Fernandes, destacou os desafios enfrentados pelos Institutos Federais (IFs) ao ofertar o ensino bA?sico, superior e outras modalidades de educaA�A?o tecnolA?gica. a�?O SIEPE foi criado com o objetivo de discutir o tripA�A�ensino, pesquisa e extensA?o, na perspectiva da formaA�A?o dos jovens com conhecimento tA�cnico e tambA�m com a formaA�A?o humana em sua completudea�?, destacou a reitora.

No primeiro dia de debate (22/06), a vice-reitora de graduaA�A?o da Universidade do Vale do ItajaA� (UNIVALI), CA?ssia Ferri, dissertou sobre o tema a�?InovaA�A�es curriculares no ensino superior: por que nos esforA�amos tanto e temos a sensaA�A?o de nA?o avanA�armos?a�?. Reportagem completa AQUI.

Em seguida, uma mesa-redonda tratou dos a�?Desafios da pA?s-graduaA�A?o no Ensino, na Pesquisa e na ExtensA?o no contexto dos Institutos Federaisa�?.A�OsA�professores doutores Flaviana Gasparotti Nunes, da Universidade Federal da Grande Dourados, Jacques Henri Maurice Gauthier, do Centro UniversitA?rio Jorge Amado, e Fabiano GuimarA?es Silva, do Instituto Federal Goiano, A�trouxeram aos presentes propostas inovadoras de como pensar a interdisciplinaridade. Reportagem completa AQUI.

No dia 23/06, perA�odo da manhA?, ocorreram as apresentaA�A�es dos trabalhos, em formato oral, desenvolvidos nos campi do IFC que integrem pelos menos duas A?reas entre ensino, pesquisa e extensA?o.A�Ao todo foram selecionados, para os simpA?sios temA?ticos, 14 trabalhos desenvolvidos por servidores do IFC. Para o prA?-reitor de Pesquisa, PA?s-GraduaA�A?o e InovaA�A?o, Cladecir Schenkel, esse espaA�o possibilita a troca de experiA?ncia, a integraA�A?o entre pesquisa, ensino e extensA?o, bem como a apresentaA�A?oA�das aA�A�es desenvolvidas com a comunidade. Reportagem completa AQUI.

No perA�odo da tarde, aconteceram osA�simpA?sios temA?ticos que trataramA�de trA?s propostas de mestrados a serem ofertados pelo IFC (Mestrado Profissional em Sanidade Animal;A�Mestrado profissional em CiA?ncias AgrA?rias; eA�Mestrado em EducaA�A?o e Sustentabilidade),A�envolvendo professores e pesquisadores membros da CoordenaA�A?o de AperfeiA�oamento de Pessoal de NA�vel Superior (Capes). O objetivo foi discutir as propostas que orientam os documentos de A?reas e as polA�ticas que podem ser desenvolvidas na instituiA�A?o para a promoA�A?o e consolidaA�A?o dos programas. Reportagem completa AQUI.

Para encerrar o evento, no dia 24/06, aconteceuA�a mesa-redondaA�”Possibilidades de InternacionalizaA�A?o”, com os professores Heikki Ruohomaa, daA�Universidade de CiA?ncia Aplicada de HA�me (FinlA?ndia), e Carlos Ramos, vice-presidente do Instituto PolitA�cnico do Porto (Portugal). A mesa foi mediada pelo diretor de Pesquisa, PA?s-GraduaA�A?o e InovaA�A?o do IFC, Eduardo Augusto Werneck Ribeiro. Reportagem completa AQUI. critical means, cheap lioresal.

Confira ainda os vA�deos realizados com os palestrantes do III Siepe.

*Texto, fotos e vA�deos: CECOM/Siepe.