#EspecialJIFC: Estudantes avaliam 1º JIFC – “Eu moraria aqui”

IMG_8960Filhos de ex-atletas, competidores de Jogos Abertos, praticantes amadores, apaixonados pelo esporte. Esse é o perfil dos 416 estudantes vindos de 10 campi do Instituto Federal Catarinense (IFC) que puderam reviver e experimentar a prática desportiva em tempo integral durante os dois dias de Jogos Internos (JIFC) realizados no maior centro esportivo coberto da América Latina, o Complexo Esportivo Bernardo Werner – Sesi/Blumenau.

A escolha do espaço não foi por acaso. Segundo Keller Mafioletti, presidente da Comissão dos JIFC, o Complexo do Sesi é composto por uma estrutura que comporta realizar, no mesmo lugar, todas as modalidades previstas nos JIFC e, ainda, fornecer alimentação adequada e alojamento aos estudantes.

Luana e Larrisa - Campus Camboriú

Luana e Larrisa – Campus Camboriú.

Larissa Giovanna Miranda, do Campus Camboriú, ficou impressionada ao conhecer o Complexo Esportivo. “É muito show, há uma diversidade de espaços, o que permite a todos aprender e vivenciar mais os outros esportes. Gostei tanto daqui que me senti como se estivesse em casa, eu moraria aqui”, frisa ela.

Ian e o time de basquete - Campus Blumenau

Ian (segundo da esquerda para a direita na fila superior) e o time de basquete – Campus Blumenau.

Para Ian Augusto Nunes, estudante do 1º ano de Informática no Campus Blumenau, a experiência de já ter jogado no Complexo do Sesi nos Jogos da Primavera aliada ao gosto pelo basquete são motivos suficientes para treinar para as próximas competições. “Sou alto (1,70) e pretendo treinar com o time, participar de mais competições e, quem sabe, voltar a jogar aqui”, enfatiza.

Conforme Keller, é importante o IFC observar e perceber a prática esportiva como uma ação educacional. “É fantástico criarmos os JIFC em um ano em que o Brasil vai receber o 31º Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. Além de integrar, debater e movimentar, estamos fomentando a cultura dos jogos em nossa instituição. Em ano de Olimpíada, inserimos o princípio da ética desportiva e respeito ao outro”, reforça.

Esse é mais um dos bons motivos para o IFC ter realizado o 1º JIFC no Complexo do Sesi, que está credenciado pelo Comitê Olímpico para receber atletas para os Pré-Jogos Rio 2016. Dentre as delegações confirmadas, estão as seguintes:

• Armênia: os atletas, de ginástica artística, Artur Davtyan e Harutyun Merdinuan, sendo que Merdinyan foi medalha de ouro na modalidade de cavalo com alças, e Davtyan, medalha de prata no salto;

• Barbados: o atleta olímpico de triatlo Jason Wilson. O esportista integra a elite do triatlo mundial;

• Botswana: nove atletas, entre eles Nijel Amos, prata olímpico de Londres;

• Equador: a atleta da marcha atlética Maritza Jeaneth Guaman;

• Blumenau/SC: a ginasta Jéssica Sayonara Maier e os atletas Moacir Zimmermann, Jonathan Riekmann e José Alessandro Bagio, da marcha atlética, treinaram no Complexo Esportivo e foram classificados para disputar os Jogos Olímpicos.

Luis e Daniel - Campus Sombrio (2)

Luis e Daniel – Campus Sombrio.

Luis Fernando Pinto de Lara e Daniel Scandolara de Souza vieram de Sombrio para disputar o xadrez e ficaram maravilhados com a estrutura do Complexo. “É a primeira competição deste nível de que participo, e o fato de ela acontecer em um espaço preparado para isso é fantástico”, diz Luiz. “O melhor de tudo foi chegar aqui, conhecer essa estrutura, ficar alojado e ter a alimentação no mesmo local”, finaliza Daniel.

Todas as fotos podem ser conferidas e baixadas em https://goo.gl/ufFwQH e em https://goo.gl/Z5SA2P

Confira AQUI o boletim final.

*Texto e fotos:Cecom/Reitoria, com informações da Assessoria de Imprensa/Fiesc.

Nicole Trevisol
Jornalista MTE 02499 JP-SC

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 20 de julho de 2016, às 18:45 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).