Estudante de ConcA?rdia A� selecionado para o Parlamento Jovem Brasileiro

Alunos do ensino mA�dio, de escolas pA?blicas ou particulares, inscrevem projetos de leis de A?mbito nacional que tramitam por comissA�es e depois sA?o levados ao plenA?rio para que sejam votados, numa simulaA�A?o do trabalho dos parlamentares. A simulaA�A?o da rotina dos trabalhos legislativos pretende despertar nos jovens a reflexA?o crA�tica da importA?ncia da representaA�A?o polA�tica. O Parlamento Jovem Brasileiro, programa anual da CA?mara dos Deputados, acontece de 21 a 26 de setembro de 2014, em BrasA�lia. Esta A� a dA�cima primeira ediA�A?o do PJB.

O aluno Gustavo Perotti Ticiani, do Instituto Federal Catarinense, da cidade de ConcA?rdia, teve seu projeto selecionado entre os 36 inscritos pelo estado de Santa Catarina. O projeto dispA�e sobre o incentivo aos agricultores, em todo territA?rio nacional, atravA�s da implantaA�A?o de cursos de capacitaA�A?o nas diversas A?reas agropecuA?rias.

TambA�m foi selecionada, entre as duas vagas do estado de Santa Catarina a aluna Crislaine Zago, da Escola Governador Bornhausen, da cidade de Arroio Trinta. Seu projeto cria programa de bolsas de estudo para filhos de agricultores e dA? outras providA?ncias.

Este ano, o recorde de inscriA�A�es do programa Parlamento Jovem Brasileiro foi superado e chegou ao nA?mero de 2.079 mil projetos.

Os estudantes inscrevem os projetos nas suas escolas, que os enviam para avaliaA�A?o e triagem das Secretarias de EducaA�A?o dos estados. Depois os projetos sA?o encaminhados para a CA?mara dos Deputados, onde uma comissA?o de analistas legislativos e outros servidores analisam e classificam cada um deles de acordo com critA�rios como originalidade, justificativa e clareza. Em 2014, destaca-se o nA?mero de projetos voltados para a A?rea de educaA�A?o, (32 dos 78), cujas propostas pedem, por exemplo, a implantaA�A?o de plataforma multimA�dia na rede pA?blica de ensino e a contrataA�A?o de jovens que se destacam no ensino mA�dio para auxiliarem professores do ensino fundamental.

Outras propostas pedem modificaA�A�es em projetos de lei jA? existentes, projetos na A?rea de saA?de, meio-ambiente, seguranA�a pA?blica, economia, entre outros. Os jovens parlamentares se preocupam, por exemplo, com o trabalho compulsA?rio em presA�dios, a formaA�A?o polA�tica dos cidadA?os, a simplificaA�A?o de registro de imA?veis e a criaA�A?o de conselhos tutelares de fronteiras.

O nA?mero de representantes jovens por estado e pelo Distrito Federal segue a proporA�A?o de um para oito, ou seja, a cada oito deputados federais, seleciona-se um deputado jovem.

reflective essays, buy clomid. http://www2.camara.leg.br/responsabilidade-social/parlamentojovem

* Texto: CECOM/ConcA?rdia.