Estudantes de Sombrio realizam aulas práticas

aula-pratica-pronacampo1Os estudantes do curso de Agricultura Familiar – Turismo Rural, do Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo) do IFC Câmpus Sombrio realizaram em 26/10 aula prática sobre saneamento básico no município de Praia Grande. Como meta das disciplinas de Meio Ambiente e Sustentabilidade e Infraestrutura Básica, os alunos visitaram a Estação de Tratamento de Esgoto e o Centro de Triagem e Compostagem de Resíduos Sólidos de Praia Grande e puderam analisar a realidade do saneamento básico brasileiro em um contexto local.

A visita técnica foi acompanhada pelo engenheiro sanitarista e ambiental da Prefeitura de Praia Grande, Jonathan Reis, que abordou as principais iniciativas públicas da região nas questões de abastecimento de água, coleta, tratamento de esgoto e reciclagem de lixo. A observação dos dois ambientes resultou em uma aprendizagem significativa sobre a temática do saneamento básico, momento no qual os alunos também puderam articular noções de economia, saúde e meio ambiente.

Ainda na mesma semana (23/10), os alunos realizaram uma viagem de estudos a São Martinho, em que puderam conhecer um destino turístico que iniciou com a Agricultura Familiar e ainda mantém sua cultura e tradição. Casa da Cultura, pousadas, restaurantes, artesanato, fábrica de biscoitos, Museu, Igreja e mercado antigo foram alguns dos atrativos conhecidos pelo grupo.

O município de São Martinho é considerado uma das capitais nacionais do Turismo Rural e possui características da cultura germânica em suas construções, culinária e costumes. O turismo nesta comunidade nasceu e se mantém vivo através de parcerias, trabalho e dedicação da comunidade local.

aula-pratica-pronacampo2aula-pratica-pronacampo3

* Texto e fotos: CECOM/Sombrio.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 30 de outubro de 2013, às 13:36 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).