Estudantes de Sombrio realizam aulas prA?ticas

aula-pratica-pronacampo1Os estudantes do curso de Agricultura Familiar a�� Turismo Rural, do Programa Nacional de EducaA�A?o do Campo (Pronacampo) do IFC CA?mpus Sombrio realizaram em 26/10 aula prA?tica sobre saneamento bA?sico no municA�pio de Praia Grande. Como meta das disciplinas de Meio Ambiente e Sustentabilidade e Infraestrutura BA?sica, os alunos visitaram a EstaA�A?o de Tratamento de Esgoto e o Centro de Triagem e Compostagem de ResA�duos SA?lidos de Praia Grande e puderam analisar a realidade do saneamento bA?sico brasileiro em um contexto local.

A visita tA�cnica foi acompanhada pelo engenheiro sanitarista e ambiental da Prefeitura de Praia Grande, Jonathan Reis, que abordou as principais iniciativas pA?blicas da regiA?o nas questA�es de abastecimento de A?gua, coleta, tratamento de esgoto e reciclagem de lixo. A observaA�A?o dos dois ambientes resultou em uma aprendizagem significativa sobre a temA?tica do saneamento bA?sico, momento no qual os alunos tambA�m puderam articular noA�A�es de economia, saA?de e meio ambiente.

Ainda na mesma semana (23/10), os alunos realizaram uma viagem de estudos a SA?o Martinho, em que puderam conhecer um destino turA�stico que iniciou com a Agricultura Familiar e ainda mantA�m sua cultura e tradiA�A?o. Casa da Cultura, pousadas, restaurantes, artesanato, fA?brica de biscoitos, Museu, Igreja e mercado antigo foram alguns dos atrativos conhecidos pelo grupo.

O municA�pio de SA?o Martinho A� considerado uma das capitais nacionais do Turismo Rural e possui caracterA�sticas da cultura germA?nica em suas construA�A�es, culinA?ria e costumes. O turismo nesta comunidade nasceu e se mantA�m vivo atravA�s de parcerias, trabalho e dedicaA�A?o da comunidade local.

aula-pratica-pronacampo2aula-pratica-pronacampo3

american airline seat assignment, purchase zithromax. * Texto e fotos: CECOM/Sombrio.