Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Estudantes realizam experimentos de Física com materiais alternativos

experimento-luzerna5Perceber a Física a partir da elaboração de experimentos necessita de materiais sofisticados e caros. Correto? Não para os acadêmicos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Controle e Automação do IFC Campus Luzerna.

Como atividade final da disciplina de Física II, o professor José Mailson Ramos Feitosa propôs aos alunos que demonstrassem, a partir de materiais alternativos, as teorias estudadas em sala de aula. Madeira, papelão, lata, vela, palito e barbante serviram, assim, de ferramentas para a construção dos experimentos.

De acordo com o professor, o objetivo da atividade foi de fazer com que os alunos percebessem que a Física, além de estar em tudo, também pode ser demonstrada das maneiras mais simples. “Com a utilização desses recursos – que quase sempre são descartados de forma incorreta na natureza –, muitas vezes é possível alcançar resultados mais eficazes do que se fizéssemos uso de outro tipo de material”, diz Mailson.

Confira abaixo as fotos da apresentação dos experimentos, que ocorreu nesta semana no Laboratório de Física do campus.

*Texto e fotos: Cecom/Luzerna.

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na terça-feira, 13 de dezembro de 2016, às 18:58 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).

Últimas notícias: