Ex-estudante do IFC é 2º colocado no projeto Embaixadores Ambientais 2013

dionatanO ex-aluno do IFC Câmpus Rio do Sul, que concluiu em 2012 o curso integrado de Técnico em Agropecuária, Dionatan Gerber, foi o 2º colocado no programa Bayer Embaixadores Ambientais 2013, promovido mundialmente pela empresa alemã em parceria com o Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente).

Dionatan recebeu premiação de R$ 15 mil ao apresentar o projeto Recuperação de nascentes em áreas degradas, concorrendo com mais de 100 projetos brasileiros. Além da premiação em dinheiro, o ex-estudante do IFC vivenciará boas práticas na área de sustentabilidade e terá contato direto com o meio ambiente ao conhecer um destino ecológico no Brasil.

Com 19 anos, Dionatan atualmente é estudante do curso de Engenharia Florestal na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

O programa Bayer Jovens Embaixadores Ambientais é realizado desde 1998 e já premiou cerca de 500 jovens de 18 países.

A PESQUISA

Para a recuperação, são utilizadas técnicas de nucleação como transposição de galharias, transposição de solo, chuva de sementes e poleiros artificiais. Essas técnicas são extremamente baratas e, além de acelerar a restauração da área, aumentam a biodiversidade vegetal e, consequentemente, animal no sistema onde são aplicadas. O projeto também prevê a avaliação de espécies nativas que se desenvolvem mais rápido para auxiliar na recuperação. São avaliados o desenvolvimento em altura e diâmetro dos espécimes, os índices de sobrevivência e de mortalidade e a vazão de água da nascente. A pesquisa foi realizada em duas propriedades rurais, localizadas nos municípios de Rio do Sul e Salete.

Mais informações sobre o Programa AQUI.

* Informações: Divulgação Bayer.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 2 de outubro de 2013, às 14:10 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).