Feiras de matemática estão no DNA do IFC

img_0671Equações, teorias e muitos números se misturavam com cores e formas dos mais variados tipos criados exclusivamente para decorar os estandes que serviu de lugar para expor atividades de pesquisa durante a XXXII Feira Catarinense de Matemática. Esse ano, o evento aconteceu na cidade de Timbó (SC) nos dias 26, 27 e 28 de outubro.

Ao todo foram expostos 165 trabalhos, vindos de 53 municípios catarinenses, selecionados por Comissões de Avaliação de sete Feiras Municipais e 16 Feiras Regionais de Matemática, realizadas este ano em Santa Catarina com a finalidade de socializar pesquisas e resultados. Passaram pelo local 3.000 visitantes, além de 330 estudantes expositores e 230 professores que também atuaram na orientação e avaliação de trabalhos.

Milene e Giulia, estudantes do IFC.

Milene Karine Gubetti e Giulia Denise Vieira, ambas de 16 anos, foram duas estudantes desse universo de expositores. As alunas do curso técnico Integrado em Informática do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Blumenau trouxeram para a Feira um projeto de extensão desenvolvido em três meses: Interpolação linear e bilinear – aplicação em transformações geométricas de imagens.

“Resolvemos aplicar a matemática em algo que pudesse nos ajudar a desenvolver um software na disciplina de programação. Ficamos felizes porque a realidade ao criar um projeto é diferente do dia a dia da sala de aula. Conseguimos dar vida à matemática, e isso foi muito gratificante”, afirmam as estudantes.

Para a reitora do IFC, Sônia Fernandes, ao estarem nas Feiras de Matemática, os alunos se apropriam do conhecimento e relacionam a matemática com a vida. “Ainda, conhecem outros estudantes, outros projetos e outros locais. A formação integral parte da ideia do sujeito ser protagonista da construção do conhecimento e, por meio das Feiras de Matemática, conseguimos fomentar essa formação”, frisa ela.

Willian e Jean, estudantes do IFC.

As Feiras de Matemática integram Ensino, Pesquisa e Extensão e, além do ensino superior, trazendo estudantes do ensino fundamental e médio como também alunos que atuam em programas como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). É a experiência que os estudantes Jean Carlos Teixeira e Willian da Silva, do curso de Licenciatura em Matemática do IFC Campus Sombrio, trouxeram para a Feira de Matemática. Willian é bolsista do Pibid e, durante as atividades com professores da região, desenvolveu junto com Jean a atividade Relato de experiência da oficina Sistema de Medidas e Geometria Plana e Espacial.

“Foram 25 professores que passaram pela oficina que abordou maneiras fáceis e interativas de ensinar matemática aos estudantes. Acredito que os alunos veem a matemática como chata porque não a conhecem. Com a oficina queremos transformar a matemática em uma disciplina legal, em que é possível aprender brincando”, relatam os futuros professores de matemática.

Foi a maneira com que a professora de matemática conduziu o aprendizado de Araceli Gonçalves, hoje professora de Matemática no IFC – Campus Ibirama, que fez com que ela se apaixonasse pela disciplina. “Participei de várias Feiras de Matemática como aluna e lembro de todos os trabalhos que apresentei. A minha primeira feira foi aos 11 anos, eu estava na 5ª série”, conta ela, entusiasmada com as lembranças.

Araceli Gonçalves

“Sou muito grata pela maneira como a professora nos ensinou matemática. Ao participar das feiras vivemos aventuras, desde o fato de ficar no alojamento, fazer novos amigos, até o fato de trabalhar na vivência da sua cidade o universo da matemática”, diz a professora natural de Atalanta que usava o rio da cidade para aprender.

As Feiras de Matemática já fazem parte da identidade do IFC. A participação da instituição nas feiras é a continuidade de uma ação que nasceu no Campus Rio do Sul e que foi ampliada a partir de 2012 com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica com a Furb. “Assim, o IFC amplia o debate e construção em torno do ensino da matemática e aprofunda, com outras instituições, o espaço para integrar as redes públicas”, coloca a reitora do IFC.

Segundo Araceli é preciso mudar a visão que os alunos têm da disciplina. “O professor precisa ter o diálogo aberto e trazer para a realidade do aluno a atividade de matemática. Uma aula mais livre ajuda para que o aluno entenda que pode aprender e, com isso, se dedique mais à disciplina”, finaliza ela.

A premiação dos trabalhos apresentados durante a Feira de Matemática aconteceu no dia 28/10. Dos sete trabalhos apresentados pelo IFC todos foram premiados. Confira abaixo.

Título do Trabalho

OUTUBRO ROSA E FRACTAIS: QUAL A RELAÇÃO?

Destaque/Indicação

QUANTO PESA ESTE COMPRIMENTO?

Destaque

INTERPOLAÇÃO LINEAR E BILINEAR: APLICAÇÃO EM TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS DE IMAGENS

A MATEMÁTICA COMO SOLUÇÃO PARA MAXIMIZAR A UTILIZAÇÃO DE TECIDOS

Ibirama

Destaque

RELATO DE EXPERIÊNCIA DA OFICINA: SISTEMA DE MEDIDAS E GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL

Menção Honrosa

MATERIAIS MANIPULATIVOS E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA APLICADA AO ENSINO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL

OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS NAS SÉRIES INICIAIS

Menção Honrosa

Saiba mais sobre as Feiras de Matemática em http://www.furb.br/web/3335/feiras-de-matematica/feiras-de-matematica

*Texto e fotos: Cecom/Reitoria.

Esta notícia foi editada na quinta-feira, 3 de novembro de 2016, às 18:50 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).