Fraiburgo realiza II Simulação das Organizações Internacionais

Durante um sábado (24/06/2017), estudantes do IFC – Campus Fraiburgo debatem, de maneira profunda, fatos históricos e assuntos atuais que causam impacto na sociedade. A II Simulação das Organizações Internacionais do Instituto Federal (SIIF) iniciou às 8 horas e se encerrou às 16 horas, proporcionando que cada grupo representasse um país, e os estudantes assumissem o papel de autoridades, como chefes de estado e diplomatas.

Segundo o professor Marcelo da Silva, o SIIF é um projeto de ensino que visa fomentar a educação e a cultura dos jovens por meio da simulação dos processos de tomada de decisão dos principais foros de debates das Organizações Internacionais. Para isso, os alunos tiveram uma preparação interdisciplinar, envolvendo aulas de oratória, produção textual, atualidades, história, geografia, ética, e desenvolveram um programa nas aulas de informática para organizar o jogo. “A interdisciplinariedade é constante. Para o jogo ser desenvolvido, são necessários meses de preparação, em que os estudantes se aprofundam nos temas e devem defender as reais opiniões de seus países, mesmo não concordando com estas. Os alunos incorporam verdadeiros diplomatas, e  tudo é avaliado, desde os trajes, a postura, a oratória, a argumentação, dentre outros itens”, relata Silva.

Os temas debatidos na segunda edição foram conhecimento da Palestina como um Estado e testes nucleares da Coreia do Norte. Presente no evento, a reitora do IFC, Sônia Fernandes, falou na abertura e parabenizou o envolvimento dos estudantes nesta ação. Ainda, a segunda edição contou com a participação de professores convidados do Campus Videira.

Para projeções futuras, a Comissão Organizadora busca realizar um evento envolvendo todos os campi do IFC, em que cada unidade faria o seu Simulado com a classificação de três países, que participariam da etapa estadual do IFC.

Os vencedores da segunda edição foram:

1° Lugar: Turquia (Matheus Tonial, Estephani dos Santos, Cleiton Silva e Gabriel Mendes);

2º Lugar: Reino Unido (Poliane Zago, Ana Caroline Luchesi e Julia Polli);

3º Lugar: Irã (Luciano Santos Jr, Isadora Oliveira , Marcos Munaro e Larissa Kunen).

*Texto: Cecom/Reitoria, com informações de Marcelo da Silva.

**Imagens: Divulgação/Marcelo da Silva.

Esta notícia foi editada na terça-feira, 4 de julho de 2017, às 10:38 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).