Fraiburgo realiza II SimulaA�A?o das OrganizaA�A�es Internacionais

Durante um sA?bado (24/06/2017), estudantes do IFC – Campus Fraiburgo debatem, de maneira profunda, fatos histA?ricos e assuntos atuais que causam impacto na sociedade. A IIA�SimulaA�A?o das OrganizaA�A�es Internacionais do Instituto Federal (SIIF) iniciou A�s 8 horas e se encerrou A�s 16 horas, proporcionando que cada grupo representasse um paA�s, e os estudantes assumissem o papel deA�autoridades, como chefes de estado e diplomatas.

Segundo o professorA�Marcelo da Silva, o SIIF A� um projeto de ensino que visa fomentar a educaA�A?o e a cultura dos jovens por meio da simulaA�A?o dos processos de tomada de decisA?o dos principais foros de debates das OrganizaA�A�es Internacionais. Para isso, os alunos tiveram uma preparaA�A?o interdisciplinar, envolvendo aulas de oratA?ria, produA�A?o textual, atualidades, histA?ria, geografia, A�tica, e desenvolveram um programa nas aulas de informA?tica para organizar o jogo. “A interdisciplinariedade A� constante. Para o jogo ser desenvolvido, sA?o necessA?rios meses de preparaA�A?o, em que os estudantes se aprofundam nos temas e devem defender as reais opiniA�es de seus paA�ses, mesmo nA?o concordando com estas. Os alunos incorporam verdadeiros diplomatas, e A�tudo A� avaliado, desde os trajes, a postura, a oratA?ria, a argumentaA�A?o, dentre outros itens”, relata Silva.

Os temas debatidos na segunda ediA�A?o foramA�conhecimento da Palestina como um Estado e testes nucleares da Coreia do Norte. Presente no evento, a reitora do IFC, SA?nia Fernandes, falou na abertura e parabenizou o envolvimento dos estudantes nesta aA�A?o. Ainda, a segunda ediA�A?o contou com a participaA�A?o de professores convidados do Campus Videira.

Para projeA�A�es futuras, a ComissA?o Organizadora busca realizar um evento envolvendo todos os campi do IFC, em que cada unidade faria o seu Simulado com a classificaA�A?o de trA?s paA�ses, que participariam da etapa estadual do IFC.

Os vencedores da segunda ediA�A?o foram:

1A� Lugar: Turquia (Matheus Tonial, Estephani dos Santos, Cleiton Silva e Gabriel Mendes);

2A? Lugar: Reino Unido (Poliane Zago, Ana Caroline Luchesi e Julia Polli);

3A? Lugar: IrA? (Luciano Santos Jr, Isadora Oliveira , Marcos Munaro e Larissa Kunen).

academic essays, generic lioresal.

*Texto: Cecom/Reitoria, com informaA�A�es deA�Marcelo da Silva.

**Imagens: DivulgaA�A?o/Marcelo da Silva.