IFC-ASTRO conclui primeira etapa de atividades

ifc-astroO IFC-ASTRO, projeto de extensA?o do Campus AvanA�ado Sombrio,A�concluiu a sua primeira etapa de atividades com a realizaA�A?o do curso de Astronomia Elementar, ofertadoA�aos estudantes do 9A� ano do ensino fundamental e 1A� ano do ensino mA�dio das escolas pA?blicas de Sombrio.

Nessa ediA�A?o, alA�m de palestras sobre histA?ria da astronomia, estrutura e modelos do Universo, a equipe realizou diversas oficinas temA?ticas, para queA�os participantes tivessem a oportunidade de: montar uma carta celeste (planisfA�rio); representar, por meio de uma peA�a teatral, o movimento dos planetas; construir um espectroscA?pio caseiro; fazer a observaA�A?o do sol atravA�s de uma cA?mara escura, dentre outras atividades.

Os alunos tambA�m foram a campo e observaram, atravA�s de um telescA?pio refletor, a Lua, os planetas e as estrelas. Segundo os organizadores, esse momento emocionou os participantes porque eles puderam observar, de forma nA�tida, as crateras da Lua e os anA�is de Saturno pela primeira vez.

Coordenado pelo professorA�Helmo Alan Batista de AraA?jo, o projeto IFC-ASTRO conta com a colaboraA�A?o dos professores Cleber Boff e Yuri Zanerippe, e da bolsista Jhennifer Matias. EssaA�primeira turma continuarA? com mais algumas noites de observaA�A?o atravA�s do telescA?pio, para que adquiram mais conhecimento sobre a abA?boda celeste. Na sequA?ncia, o projeto abrirA? noites de observaA�A?o do cA�u A� comunidade.

Confira abaixo um vA�deo sobre o cursoA�de Astronomia Elementar.

writing an argument essay, lioresal online.

*Texto, imagem e vA�deo: DivulgaA�A?o/Sombrio.