IFC-ASTRO conclui primeira etapa de atividades

ifc-astroO IFC-ASTRO, projeto de extensão do Campus Avançado Sombrio, concluiu a sua primeira etapa de atividades com a realização do curso de Astronomia Elementar, ofertado aos estudantes do 9° ano do ensino fundamental e 1° ano do ensino médio das escolas públicas de Sombrio.

Nessa edição, além de palestras sobre história da astronomia, estrutura e modelos do Universo, a equipe realizou diversas oficinas temáticas, para que os participantes tivessem a oportunidade de: montar uma carta celeste (planisfério); representar, por meio de uma peça teatral, o movimento dos planetas; construir um espectroscópio caseiro; fazer a observação do sol através de uma câmara escura, dentre outras atividades.

Os alunos também foram a campo e observaram, através de um telescópio refletor, a Lua, os planetas e as estrelas. Segundo os organizadores, esse momento emocionou os participantes porque eles puderam observar, de forma nítida, as crateras da Lua e os anéis de Saturno pela primeira vez.

Coordenado pelo professor Helmo Alan Batista de Araújo, o projeto IFC-ASTRO conta com a colaboração dos professores Cleber Boff e Yuri Zanerippe, e da bolsista Jhennifer Matias. Essa primeira turma continuará com mais algumas noites de observação através do telescópio, para que adquiram mais conhecimento sobre a abóboda celeste. Na sequência, o projeto abrirá noites de observação do céu à comunidade.

Confira abaixo um vídeo sobre o curso de Astronomia Elementar.

*Texto, imagem e vídeo: Divulgação/Sombrio.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 17 de agosto de 2016, às 16:34 por Nicole Trevisol.