IFC comemora 8ª Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

bibliotecas2Desde o dia 13 de outubro, o Instituto Federal Catarinense comemora a 8ª Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Cada biblioteca montou uma programação com atividades especiais em cada câmpus, como: exposições, filmes, feira de livros, dentre outras programações.Você pode acompanhar a programação completa diretamente com a biblioteca do seu câmpus.

Em Rio do Sul, as atividades iniciaram em 13 de outubro e vão até 01 de novembro. A artista Marineusa Fossa Bernardi realiza a exposição de quadros com o título: “Fragmentos do Íntimo”. A professora de artes do IFC, Vânia Konell, aproveitou a exposição para mostrar e explicar aos estudantes dos primeiros anos do ensino médio integrado a importância da pintura modernista.

Além da exposição, também está prevista em Rio do Sul contação de histórias, conversas com escritores. Como forma de capacitar os estudantes e acadêmicos dos cursos superiores será desenvolvida pela bibliotecária Caroline da Rosa Ferreira Becker uma oficina voltada à pesquisa.

Em São Francisco do Sul acontecem quatro atividades hoje (23/10), que são: “Ler por quê?” – com cartazetes com frases sobre curiosidades e benefícios da leitura no corredor; “Livro Quiz” – uma estante com “Livros Quiz” embalados em papel pardo com um Quiz contendo informações sobre livros e autores; “Degustação” – alguns livros de leitura (de doação) estarão disponíveis na estante para degustação dos alunos; e “Compartilhe você também” – Campanha para doação de livros para a biblioteca.

No Câmpus Camboriú a biblioteca realiza de 21 a 25 de outubro a campanha de Doação de obras literárias infantis para a futura Brinquedoteca. A inciativa visa receber os livros em bom estado de conservação, com conteúdo recreativo e que incentive a leitura das crianças. Também será realizada uma exposição com os livros mais utilizados pelos usuários e uma premiação simbólica para o leitor que mais se destacou, ou seja, o que mais realizou empréstimos na biblioteca nas seguintes categorias: Alunos do curso médio/técnico; alunos da graduação; docentes e funcionários.

Em Sombrio a I Semana Nacional de Livro e Biblioteca acontece de 23 a 27 de outubro na Unidade Urbana. Estão previstas atividades que incentivem o gosto pela leitura, pelo livro, pelo uso da biblioteca, além de manifestações artísticas e culturais.

bibliotecas1

*Com informações: CECOM/Rio do Sul

*Fotos: CECOM/Rio do Sul

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 23 de outubro de 2013, às 13:40 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).