IFC entrega Câmpus Blumenau à comunidade

DSC_0192 O Instituto Federal Catarinense (IFC) Câmpus Blumenau realizou no dia 04/07, às 10 horas, a Solenidade de Descerramento da Placa Inaugural da unidade de ensino. O evento representa a entrega do Câmpus Blumenau à comunidade do Vale do Itajaí.

Diversos diretores-gerais do IFC estiveram presentes e acompanharam, junto da comunidade local, a alegria e entusiasmo dos estudantes com a entrega oficial do Câmpus.

Para o reitor Francisco Sobral os estudantes que hoje estão em um Instituto Federal tem uma formação sólida para além, para a vida. “A lei que criou os IFs é clara na oferta de ensino médio/técnico e superior na mesma área de conhecimento. Com isso, o nosso estudante escolhe a sua área profissional dentro do Instituto numa formação integral densa”, disse.

Atualmente, o IFC Câmpus Blumenau conta com 64 servidores, sendo 34 professores e 30 técnico-administrativos. São 266 estudantes atendidos nos cursos Técnico Integrado em Informática, superior em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Programa Mulheres Mil.

A escolha de implantação do Câmpus Blumenau foi estratégica, tendo em vista a facilidade de acesso proporcionada pelo Complexo do Badenfurt. Na época, o projeto foi iniciado pelo ex-reitor Cláudio Adalberto Koller, presente e homenageado na solenidade de entrega do Câmpus.

IMG_3490Segundo ele a escolha do local levou em conta o Projeto Blumenau 2050 que previa o investimento e crescimento da região norte da cidade. “Com base nessas informações definimos como área de interesse aquela região, próximo ao entrocamento do Badenfurt. Assim poderíamos atender a comunidade dos dois bairros mais populosos de Blumemau (Passo Manso e Velha), além dos alunos de Indaial e Pomerode. O imóvel escolhido foi a antiga fábrica da Bernauer, uma indústria com instalações que tinham qualidades arquitetônicas para a instalação de salas de aula e laboratórios”, conta.

De acordo com o reitor Sobral, o Câmpus Blumenau é hoje uma fábrica de conhecimento. “Esta fábrica liberta, constrói, e quanto mais científico mais definidor de conhecimento ele é. Aqui os nossos estudantes têm o direito de escolher o seu itinerário de vida, porque a formação é para a vida”, ressaltou Sobral.

Para o diretor-geral do Câmpus Blumenau, Carlos Renato V. de Oliveira, o Câmpus representa a chegada da Rede Federal de Educação Tecnológica trazendo ensino público, gratuito e de qualidade nos diversos níveis de ensino a Blumenau e demais municípios do Vale do Itajaí. “Foram muitas as dificuldades, mas é gratificante ver o resultado de esforço e dedicação de todos os envolvidos”.

De acordo com o ex-reitor, a entrega do Câmpus Blumenau traz a sensação de dever cumprido. “Ver alunos nessas instalações é de uma alegria que supera todas as preocupações e dificuldades. Fica a certeza de que o Câmpus Blumenau será vanguarda no Estado catarinense e na Região Sul do país.

MAIS

A unidade de ensino conta com uma área total construída de 3.519 m², com a seguinte infraestrutura preparada para atender à comunidade do Vale do Itajaí: 16 salas de aula, 11 laboratórios, 01 biblioteca, 01 Ginásio Poliesportivo (em construção), que contará com área de 1.550m², além de salas de professores e área administrativa.

O Câmpus Blumenau está localizado na Rua Bernardino José de Oliveira, 81, Badenfurt (Rod. BR 470 – Próximo ao trevo de Pomerode).

IMG_3499 IMG_3495 IMG_3484 IMG_3472 IMG_3471 DSC_0255 DSC_0200 DSC_0195

* Texto: CECOM/Reitoria.

** Fotos: CECOMs/Reitoria e Blumenau.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 9 de julho de 2014, às 20:11 por Nicole Trevisol.