IFC Luzerna comemora sucesso da II Semana da IndA?stria

semana-industria1Proporcionar aos estudantes uma semana repleta de atividades que possibilitem o contato e a troca direta de conhecimentos e experiA?ncias com os arranjos produtivos locais – esse foi o principal objetivo da II Semana da IndA?stria, evento que o Instituto Federal Catarinense (IFC) CA?mpus Luzerna realizou nos dias 1A?, 2 e 3 de junho.

Voltada principalmente para os alunos do IFC, a programaA�A?o incluiu diversas aA�A�es, como um CA�rculo de DiA?logos com representantes de indA?strias da regiA?o. AtravA�s de uma estrutura de mesas-redondas, um ou mais profissionais dialogaram com grupos de dez alunos. A cada 15 ou 20 minutos acontecia a troca de mesas. De acordo com a Coordenadora-Geral de Ensino do cA?mpus, professora Jane Carla Burin, o cA�rculo foi essencial para o evento, a�?pois oportunizou aos alunos a troca de experiA?ncias e de conhecimento, estando prA?ximos dos profissionais da indA?stria locala�?.

Ricardo Reisdorfer, representante da Medal Bombas HidrA?ulicas, aprovou a iniciativa do IFC. a�?A� importante que os alunos conheA�am um pouco da realidade do que se vive na indA?striaa�?, disse. a�?Acredito que, com eventos como este, eles tenham uma ideia mais clara do que enfrentarA?o em sua vida profissional. A partir das conversas, percebi que eles estA?o bem preocupados com relaA�A?o ao primeiro emprego, por exemplo, e A�s dificuldades do mercadoa�?, ressaltou.

Outro destaque foram as palestras da AssociaA�A?o Comercial e Industrial do Oeste Catarinense (ACIOC) e da AssociaA�A?o dos MunicA�pios do Meio-Oeste Catarinense (AMMOC). a�?Com as palavras dos representantes dessas entidades, os estudantes conheceram as atribuiA�A�es de cada uma e os caminhos para desenvolver os aspectos profissionais dos futuros tA�cnicos formados pela instituiA�A?oa�?, destaca a professora Jane.

Nos dois primeiros dias da Semana da IndA?stria, atravA�s da Eletro Monte Verde, o IFC Luzerna recebeu o caminhA?o demonstrativo da Puma do Brasil, estacionado ao lado do Bloco Administrativo do cA?mpus. Quem o visitou pA?de conhecer melhor o universo da automaA�A?o, ferramentas pneumA?ticas e compressores.

O tema central do evento foi dividido nos seguintes eixos temA?ticos: polA�ticas locais para o setor industrial; a construA�A?o e o perfil profissional; as atribuiA�A�es dos profissionais TA�cnicos em MecA?nica, AutomaA�A?o Industrial e SeguranA�a do Trabalho; a indA?stria e o meio ambiente; alA�m do cotidiano das indA?strias.

grad school statement of purpose, cheap zithromax.

a�?Para atender aos objetivos do IFC, devemos ampliar a capilaridade das indA?strias, com projetos de desenvolvimento, difusA?o de conhecimento e articulaA�A?o com o mundo do trabalhoa�?, comenta a professora Jane Carla Burin. a�?AlA�m do aporte de conhecimento e experiA?ncias que cada aluno ganharA?, o instituto teve a honra de receber expoentes do setor industrial, o que valoriza o trabalho dos professores e ilustra para os alunos o que A� mostrado em sala de aulaa�?, completa.

O IFC Luzerna agradece A�s indA?strias e instituiA�A�es que participaram do evento: Medal, Automatic, Hisa Weg, Gratt, Kuhn, Moldes Brasil, Pioneiro Baterias a�� Eco Metais, Puma, Projed Engenharia, Unoesc, AMMOC e ACIOC.

semana-industria3 semana-industria2 semana-industria1

* Texto e fotos: CECOM/Luzerna.