IFC Luzerna comemora sucesso da II Semana da Indústria

semana-industria1Proporcionar aos estudantes uma semana repleta de atividades que possibilitem o contato e a troca direta de conhecimentos e experiências com os arranjos produtivos locais – esse foi o principal objetivo da II Semana da Indústria, evento que o Instituto Federal Catarinense (IFC) Câmpus Luzerna realizou nos dias 1º, 2 e 3 de junho.

Voltada principalmente para os alunos do IFC, a programação incluiu diversas ações, como um Círculo de Diálogos com representantes de indústrias da região. Através de uma estrutura de mesas-redondas, um ou mais profissionais dialogaram com grupos de dez alunos. A cada 15 ou 20 minutos acontecia a troca de mesas. De acordo com a Coordenadora-Geral de Ensino do câmpus, professora Jane Carla Burin, o círculo foi essencial para o evento, “pois oportunizou aos alunos a troca de experiências e de conhecimento, estando próximos dos profissionais da indústria local”.

Ricardo Reisdorfer, representante da Medal Bombas Hidráulicas, aprovou a iniciativa do IFC. “É importante que os alunos conheçam um pouco da realidade do que se vive na indústria”, disse. “Acredito que, com eventos como este, eles tenham uma ideia mais clara do que enfrentarão em sua vida profissional. A partir das conversas, percebi que eles estão bem preocupados com relação ao primeiro emprego, por exemplo, e às dificuldades do mercado”, ressaltou.

Outro destaque foram as palestras da Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense (ACIOC) e da Associação dos Municípios do Meio-Oeste Catarinense (AMMOC). “Com as palavras dos representantes dessas entidades, os estudantes conheceram as atribuições de cada uma e os caminhos para desenvolver os aspectos profissionais dos futuros técnicos formados pela instituição”, destaca a professora Jane.

Nos dois primeiros dias da Semana da Indústria, através da Eletro Monte Verde, o IFC Luzerna recebeu o caminhão demonstrativo da Puma do Brasil, estacionado ao lado do Bloco Administrativo do câmpus. Quem o visitou pôde conhecer melhor o universo da automação, ferramentas pneumáticas e compressores.

O tema central do evento foi dividido nos seguintes eixos temáticos: políticas locais para o setor industrial; a construção e o perfil profissional; as atribuições dos profissionais Técnicos em Mecânica, Automação Industrial e Segurança do Trabalho; a indústria e o meio ambiente; além do cotidiano das indústrias.

“Para atender aos objetivos do IFC, devemos ampliar a capilaridade das indústrias, com projetos de desenvolvimento, difusão de conhecimento e articulação com o mundo do trabalho”, comenta a professora Jane Carla Burin. “Além do aporte de conhecimento e experiências que cada aluno ganhará, o instituto teve a honra de receber expoentes do setor industrial, o que valoriza o trabalho dos professores e ilustra para os alunos o que é mostrado em sala de aula”, completa.

O IFC Luzerna agradece às indústrias e instituições que participaram do evento: Medal, Automatic, Hisa Weg, Gratt, Kuhn, Moldes Brasil, Pioneiro Baterias – Eco Metais, Puma, Projed Engenharia, Unoesc, AMMOC e ACIOC.

semana-industria3 semana-industria2 semana-industria1

* Texto e fotos: CECOM/Luzerna.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 17 de junho de 2015, às 14:11 por Nicole Trevisol.