Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

IFC Luzerna debate empreendedorismo e segurança do trabalho

eventos-luzerna1Em continuidade às ações comemorativas ao Dia do Profissional Técnico em Segurança do Trabalho (27 de novembro), o Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Luzerna realizou, nesta segunda-feira 28, três eventos sobre a área. Dois deles voltados exclusivamente ao público interno da instituição: um treinamento sobre primeiros socorros para servidores, e também um encontro entre coordenadores e docentes dos cursos técnicos em Segurança do Trabalho dos diversos campi do IFC.

À noite, no Centro de Eventos São João Batista, uma palestra com o diretor da empresa Ápice Vertical, Raphael Luiz Borba, reuniu estudantes do IFC e de outras instituições, além de profissionais que já atuam no mercado. O evento teve como tema “Empreendedorismo e segurança do trabalho”. Após as boas-vindas da professora Giordana Caramori, alunos do instituto fizeram uma apresentação musical.

Ao público, Raphael falou sobre sua trajetória na criação da empresa. Contou que, ao ingressar no curso técnico em 2004, mal sabia qual era exatamente o papel do profissional que um dia viria a se tornar. Depois, já ambientado, alimentou o desejo de criar o próprio empreendimento. Com o diploma em mãos, o sonho foi colocado de lado enquanto trilhava sua jornada por diversas empresas.

A criação da Ápice Vertical nasceu quando o técnico teve uma visão muito clara sobre as carências da área, principalmente na região: a necessidade de capacitar profissionais já formados, mas, que ainda assim, necessitam de atualizações sobre Normas Regulamentadoras e demais assuntos. “Hoje a empresa é conhecida no Brasil inteiro, fazendo treinamentos com foco na formação de instrutores”, conta o palestrante.

Raphael destacou que o técnico em Segurança do Trabalho possui uma gama de atuação muito grande, que passa não apenas por capacitações de funcionários, mas também na atuação em setores de Recursos Humanos, venda de produtos, entre outros. “Ser empreendedor é buscar uma possibilidade, uma ideia, e desenvolvê-la, colocando isto em prática”, finalizou o palestrante.

*Texto e fotos: Cecom/Luzerna.

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na terça-feira, 29 de novembro de 2016, às 18:13 por Nicole Trevisol.

Últimas notícias: