IFC participa de evento sobre inovaA�A?o com IES do Oeste Catarinense

how to write a newspaper article, zithromax online. 20160406_114019O Instituto Federal Catarinense, por meio do NA?cleo de InovaA�A?o TecnolA?gica, esteve presente no XVI MA?dulo do Programa de FormaA�A?o em Pesquisa e PA?s-GraduaA�A?o, evento de formaA�A?o e aA�A�es com a comunidade, promovido pela PrA?-Reitoria de Pesquisa e PA?s-GraduaA�A?o da UFFS e o Instituto Nacional de Propriedade Industrial, que aconteceu no dia 5 de abril em ChapecA?.

No dia 5, a palestra sobre o tema a�?O Novo Marco Legal da CiA?ncia, Tecnologia e InovaA�A?o (Lei NA? 13.243, de 11 de janeiro de 2016)a�? contou com a presenA�a de Jair Antonio Schmitt, do Conselho Estadual de Combate A� Pirataria (CECOP) de Santa Catarina, Samuel SimA�es, da FederaA�A?o das AssociaA�A�es Empresariais de Santa Catarina (FACISC), e do prof. Dr. Araken Alves de Lima, representante do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) em Santa Catarina.

Araken citou pontos da nova Lei, como a definiA�A?o de quais serviA�os tecnolA?gicos as universidades poderA?o prestar A�s empresas, as mudanA�as nos acordos de parcerias em atividades inovadoras e tambA�m a definiA�A?o do papel das fundaA�A�es neste processo. a�?Neste contexto, os NA?cleos de inovaA�A?o TecnolA?gica (NITs) agregam novas funA�A�es e podem ter configuraA�A?o de pessoa jurA�dica prA?pria, possibilitando maior articulaA�A?o com pesquisadores, empresas e comunidade regional.a�? (Fonte: http://uffs.edu.br/index.php?site=uffs&option=com_content&view=article&id=8767&catid=37).

No dia 6, o IFC participou da reuniA?o com agentes locais para discutir uma polA�tica de capacitaA�A?o em Propriedade Intelectual (PI) para a regiA?o do Oeste Catarinense. Estiveram presentes as seguintes organizaA�A�es: UFFS, UnochapecA?, Universidade do Contestado, Embrapa SuA�nos e Aves e o representante da Secretaria de Estado do Desenvolvimento EconA?mico SustentA?vel de Santa Catarina. O IFC contou com a presenA�a dos professores Paulo Hentz e Diogenes Denzen do Campus ConcA?rdia.

O evento proporcionou, de modo significativo, a visualizaA�A?o da possibilidade de parceria entre instituiA�A�es de ensino e comunidade, e da participaA�A?o do Instituto resultou o encaminhamento de organizaA�A?o de um grupo para desenvolver aA�A�es de capacitaA�A?o sobre PI.

Texto: CECOM/Reitoria.